Dia 26 de janeiro é feriado público na Austrália. Os aussies comemoram o Australian Day, um feriado como no Brasil, daqueles sem um motivo relevante. A história recente e pouco rica deste país não é motivo de grande orgulho para o povo daqui. A Austrália não tem uma identidade cultural definida, já que é cheia de imigrantes de todos cantos do mundo. Em 2001, 23% da população da Austrália era compostos de pessoas nascida em outro país, resultado de um programa de incentivo à imigração adotado na época da Segunda Guerra Mundial para aumentar a população, hoje de pouco mais de 21 milhões de pessoas.
O Australian Day é como se fosse o aniversário do país, mas a data provoca questionamentos. A chegada do Capitão Arthur Phillip com a primeira frota de navios ingleses na costa australiana, em 1788, foi no dia 18 de janeiro, data que era reconhecida em algumas partes do país. No entanto, por diferentes motivos, os estados comemoravam em dias diferentes. Em 1994, talvez como tentativa de unificar as tradições de um país tão miscigenado, ficou definido nacionalmente o feriado público em 26 de janeiro, dia em que a primeira colonia inglesa foi oficializada em 1788. Outra divergência com relação às comemorações é feita pelos descendentes dos Aborígenes, que rejeitam as celebrações em função de estarem nessa área há 50 mil anos e de serem vítimas de instinção pelos colonizadores. Quando os ingleses chegaram, a população aborígene era de aproximadamente 500 mil pessoas. O último levantamento oficial foi realizado em 1965 e contabilizou 40mil decendentes puros dos povos nativos.
Fora a questão histórica, o Australian Day é um grande dia. Na rua, muitas bandeiras e roupas prestigiando as cores do país. Os mais entusiasmados levantavam o tradicional grito de "Oz, Oz, Oz! Oi, Oi, Oi". Em alguns pontos da cidade são realizados shows. No entanto, é para as praias que todos vão. Fizemos a mesma opção. O dia estava perfeito, quente e com muito sol. Conseguimos almoçar mais cedo e aproveitar a tarde toda em Bondi Beach. Como já esperávamos, a praia estava lotada, em clima de festa e com o mar quente. Mal chegamos e fizemos algumas amizades.
No final do dia, enquanto voltávamos para casa, encontramos móveis, talheres, louças e uma série de utensílios domésticos em frente a algumas residências. Sabíamos que as pessoas deixavam seus pertences não utilizados à disposição de quem passasse e se interessasse em pegar alguns, mas nunca havíamos visto doações em quantidades tão grandes. Aproveitamos para reforçar nossos estoques de talheres, copos e cabides. De hoje em diante, não teremos tantos problemas com roupas amarrotadas.
Para muitos, o Australian Day pode ter sido uma invenção. Caso realmente seja, ela deu certo. O que importa é o momento de confraternização e a alegria inegavelmente contagiante que toma as ruas.
hahahaha mas voces nao perdem tempo, né!? :PP Aproveitem e peguem uma cor! ;) Saudades de todos vcs!!! E o blog tá ótimo! Ah e nada de chuvas fortes aí,né?! :~
ResponderExcluirparece q nessa ai o alemao sobro >D
ResponderExcluirPORRA NICKAO ..
Daniii! tem gente sentindo muito tua falta por aqui.
ResponderExcluirTia Shirlei disse...Sou leitora assídua do teu diário com muito orgulho. Quero que todos os dias coloque teus conhecimentos ao teu lado, abra tua mente e o teu coração e absorva cada desafio, cada experiência. O universo é o limite.
ResponderExcluirLembre-se sempre: Fé, Atitude, Planejamento, Ação, Determinação e Preseverança, são palavras mágicas para uma viagem feliz... Beijos.