segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Um jantar desastroso

Nos primeiros 12 dias revezamos na cozinha. Nick, Dudi e Pozza cozinhavam. Eu e Murillo, com dotes culinários menos desenvolvidos, éramos os responsáveis por lavar e organizar a louça. Não preciso de modéstia, posso me orgulhar de ser conhecido pela inigualável capacidade de lavar qualquer tipo de louça. Meus recordes de tempo de lavagem são constantemente quebrados por mim mesmo, independentemente da situação em que as panelas queimadas pelo Dudi possam se apresentar. Um dia, no entanto, a minha imagem na cozinha ficou ameaçada. Após alguns desentendimentos, foram estabelecidos os dias e as funções em que cada um trabalharia para as refeições. Minhas fraquezas ficariam expostas quando chegasse o domingo, meu dia de ir ao fogão.

Tudo parecia normal, eu deveria preparar o prato de sempre: massa, molho de tomate e guizado. Porém as coisas começaram a ficar complicadas...

- Caras, não temos mais molho! - gritou Nick em tom de decepção.

Pronto, todo o respeito que havia conquistado comandando a pia poderia escorrer pelo ralo de uma hora pra outra, bastava preparar uma comida ruim. Com certeza sem molho não seria fácil. Massa sem molho é como a praia de Bondi sem topless. Tudo bem, cabeça erguida. Eu precisava pensar além dos outros, tinha de encontrar a solução diferenciada. Quem sabe as cenouras e as batatas que sobraram não poderiam dar um gosto especial para disfarçar a falta do molho...

Busquei as batatas e as cenouras. Cortei-as com a mesma destreza que tenho quando esfrego a esponja nos talheres. Na hora de colocar as batatas na panela, que já estava com a água na temperatura exata, a campainha tocou...

Chegaram os gaúchos do prédio do lado pedindo que devolvêssemos a panela que pegamos emprestada no nosso primeiro dia de Sydney. Ela era peça fundamental da nossa cozinha, já fazia parte das nossas posses e era a 'nossa' única panela grande!

- E agora? Temos uma panela média, uma frigideira e uma mini panela em que mal cabe meia batata. Já não basta o fogão com apenas duas bocas funcionando! Ok, queixo erguido! Vou buscar a frigideira para o guizado e farei o molho depois que usar a panela média da massa. Tudo vai dar certo! - pensei.

Tentei seguir meus planos com a frieza que Nick mantém durante um jogo de truco.

A frigideira com o guizado em uma das bocas e a massa na panela média ocupando a outra metade útil do nosso fogão. Quanto mais o guizado dourava, mais fumaça saía da frigideira. Liguei o exaustor para melhorar a minha visão, mas a fumaça se espalhou e tomou conta da casa. Quando Andrea e Valentina, nossas colegas de quarto, chegaram à sala perguntando qual era o motivo de toda aquela névoa, o alarme de incêndio começou a tocar no corredor do prédio.

- Mas não é possível! Eu só estou cozinhando, não estou acendendo nenhuma fogueira aqui! - gritei impaciente.
Fomos nós sete e mais o vizinho do andar de cima tentar dissipar a fumaça. Conseguimos aliviar nossos ouvidos e eu pude voltar ao fogão.

Quando estava tudo tranquilizado, a massa ficou pronta. Liberei uma boca do fogão e uma panela. A massa foi pra outro recipiente aguardar pelas batatas, pelas cenouras e pelo guizado. Botei as batatas. Quando estavam quase prontas, adicionei as cenouras. Resolvi tirar tudo antes que as batatas virassem purê, mesmo que as cenouras estivessem tão crocantes quanto estavam antes de entraram na água. Quando juntei toda aquela comida com aparência seca em um recipiente só, lembrei: eu não botei sal na massa!

Aí já era, não tinha solução. A massa era o prato principal e simplesmente não teria gosto. A situação em que eu estava era daquelas em que só resta começar a pensar nas desculpas: o alarme, a falta de panela, o fogão estragado, a falta do molho...

Pelo menos o diferencial funcionou, todos comeram o guizado, a batata e a cenoura como se fosse comida nobre. Azar. A minha função estava feita, agora alguém ainda teria de lavar. Ninguém mandou me tirarem da pia.

5 comentários:

  1. porra... q mundo cruel .. dexa o dani lavar a loça so porra!

    ResponderExcluir
  2. pode creeee!
    irado o blog meu bruxo, ta de parabens.
    em dezembro eu to chegando ae, provavelmente vcs nao vao mais estar aí, mas vcs vao me ajudar muito na minha indiada.
    dalheee
    keiny

    ResponderExcluir
  3. Dani, quer que eu te passe algumas receitas?
    siuahushuahushasa
    beijos, se cuidem

    ResponderExcluir
  4. hahahahahahahah foram te tirar da função que tu sabe fazer melhor hauuhahua quem sabe não tem um emprego de lava-louças por aí :P
    Não quis parender a cozinhar antes, viu ... ;)
    Tá e o que vcs colocam no curriculo de vcs?! 0o

    ResponderExcluir
  5. hehehe
    valeu pelos comentários e elogios
    os currículos são específicos para cada área (hotel, supermercado, restaurante), com algumas pequenas experiencias no BR pra nao dizer que somos 100% novatos. mas nada exagerado...
    Keiny, quem sabe alguns de nos não estarão aqui ainda.. qualquer coisa conta comigo pra tirar dúvidas e pegar algumas dicas que eu puder te dar..
    abraços!

    ResponderExcluir