domingo, 9 de janeiro de 2011

Communication

A saudade é uma das maiores dificuldades enfrentadas por quem decide morar no exterior. Do outro lado do mundo, a gente perde a noção do que se passa com as pessoas de quem gostamos. Logo no primeiro dia de viagem, ainda na América do Sul, senti no bolso as desvantagens de se comunicar pelo telefone a longa distância. Tivemos que fazer uma parada inesperada em Santiago do Chile. As despesas seriam por conta da empresa aérea, incluindo hotel, refeições e três minutos de ligação internacional para cada passageiro. Quem não controlou o tempo ao telefone se arrependeu, foi o meu caso. Sem perceber, fiquei sete minutos conversando com a minha mãe para contar sobre os acontecimentos nos aeroportos por que havíamos passado e sobre a nossa virada de ano no Chile. Quatro minutos extras me custaram 20 dólares!

Para tentar amenizar a saudade, nada é melhor do que usar a internet. Skype, e-mail e MSN Messenger são ferramentas fundamentais e, claro, gratuitas. Sabíamos que contaríamos com um computador na nossa casa de Sydney. Mesmo assim, alguns preferiram comprar notebooks para acessarem a internet com maior privacidade.

Outra necessidade é um celular para uso local, principalmente para aqueles que procuram emprego e devem estar disponíveis em algum número. Já na primeira semana, fizemos questão de providenciar nossos números. A primeira descoberta foi a de que alguns celulares estavam bloqueados para o uso em outros países, entre eles estava o meu. No entanto, mesmo quem tinha celular desbloqueado acabou optando por comprar um novo. 

Em Sydney tivemos de decidir entre as duas empresas locais: Vodafone e 3, ambas fazem parte do mesmo grupo, mas oferecem serviços distintos. O vodafone tem preços mais baixos, o chip com número local custa $29 e com mais $29 podemos comprar o aparelho mais simples. Optamos pelo 3, que cobra os mesmos $29 pelo chip, mas cujo aparelho mais barato custava $99. O diferencial é que ele oferece acesso ilimitado a Facebook, Twitter, MSN Messeger e Skype. Todos compramos o mesmo aparelho de $99 e recebemos $150 para usar em ligações, mensagens e internet. A grande vantagem é o acesso gratuito ao Skype, que permite que não gastemos com ligações entre nós (basta ficarmos online durante 24h) e que possamos entrar em contato pelo telefone com nossas famílias, desde que elas se conectem a um computador com Skype.

Nossos celulares da INQ

3 comentários:

  1. Oi, Daniel. Tudo bem? Parabéns pelo blog! Informacoes relevantes, bem escritas, com senso de humor e diretas. Acabei de chegar e estava pesquisando informacoes sobre operadoras de telefone e achei seu blog. Li o post e fiquei com duas duvidas: voce tem conta ou pre-pago? qual o valor mensal? Obrigada, boa sorte e sucesso. cheers, Danielle

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber a mesma coisa, se a conta é pré, e qto é o gasto mensal...

    ResponderExcluir
  3. Usávamos pré pago. Gastávamos pouco. Como usávamos o Skype para se comunicar, fazíamos apenas ligações locais e enviávamos mensagens também locais. Não me lembro do gasto, mas não passava de 50 dólares por mês.

    ResponderExcluir