terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Como ganhar muito dinheiro em pouco tempo na Austrália

No intervalo da aula, Zimuli, irmão mais velho do Zuli, nosso colega esquisito da Indonésia, me entregou um panfleto informativo para estudantes estrangeiros. Perguntei para ele onde andava Zuli, que não vinha na aula havia uma semana e meia. Zimuli contou que o motivo do sumiço era uma doença, mas garantiu que seu irmão estava bem. Quando voltei para aula, abri o panfleto e vi o anúncio de uma maneira inovadora para ganhar dinheiro sem trabalhar. Tudo o que dizia era o seguinte: se você é saudável, tem entre 18 e 50 anos e quer ganhar muito dinheiro em pouco tempo, seja um de nossos voluntários. Abaixo da frase, havia o endereço de um site. Estranho. Claro que não colocaria minha mão no fogo pela proposta, mas tive de acessar a página.

GlaxoSmithKline medicamentos.

O site destacava: cadastro de novos voluntários. Naquela página, explicavam que a unidade de Sydney está recrutando pessoas para participarem de testes para o desenvolvimento de novos medicamentos. O voluntário receberia doses de remédios ainda não prontos para que os pesquisadores observassem os efeitos durante o período de dois dias a quatro semanas. Quem participasse teria de assinar um termo de risco.

- Que droga, ter de ficar semanas internado e injetando remédios para experimentação! Que absurdo, a que tipo de risco a pessoa estaria se submetendo? - pensei

O site não respondia à minha pergunta. Imaginei um cara saindo do teste todo torto, verde, cheio de sequelas. Li que o voluntário-cobaia estaria em ótimas condições, com acesso a internet, além de livros e filmes gratuitos, como em uma prisão com algumas regalias. A clínica informava a possibilidade de ficar em um dos quartos com vista para a praia e ressaltava a chance de avistar baleias migratórias. Tive de rir. Eles estavam querendo passar a imagem de que alguém poderia ser feliz naquelas condições. Imaginei-me de avental, deitado em um quarto de clínica por três semanas, vendo as pessoas curtindo a praia, namorando, surfando, livres, quando eu, sedado, avistaria uma baleia a 12Km de distância. Aquilo não me faria feliz. Por que motivo alguém aceitaria? Não seria pelas baleias, só poderia ser dinheiro.

Eu precisava ligar para a clínica para entender o que se passava. O troço todo parecia muito estranho, era loucura. Quanto pagariam para quem aceitasse?

- Os voluntários recebem até $6.000 nos testes mais demorados - contou-me a atendente.

Tava explicado, a grana era gigantesca! Fiz as contas com meus amigos. Com um salário normal, um de nós precisaria trabalhar por três meses para reunir tanto dinheiro.

- Nossas pesquisas estão de acordo com todas as exigências do Conselho de Medicina da Austrália. Essa é uma grande oportunidade para ganhar dinheiro e ajudar nas novas descobertas da medicina - completou a mulher ao telefone tentando me convencer a aceitar.

Aquilo era cômico. Se fosse tão bom e seguro, eles não precisariam vender aquela imagem maravilhosa para reunir voluntários, não faltaria gente querendo participar. Por que motivo ofereceriam uma remuneração tão grande, seria proporcional ao tamanho dos riscos? Apesar do ótimo pagamento, para aceitar participar daquilo a pessoa tem de ser um tanto louca. Comecei a ligar as coisas e lembrei do nosso colega Zuli. Que tipo de doença seria o motivo do seu sumiço? Afinal, Zimuli não disse que era o próprio irmão quem estava doente. Será que Zuli um dia voltaria em condições normais para assistir as aulas conosco?

6 comentários:

  1. God! Não sei, mas por favor, conte-nos caso, um dia, Zuli voltar a participar das aulas ... ;) Pouco arriscado isso!

    ResponderExcluir
  2. eu tenho coragem e muita coragem. pena que nao me aceitam.porque tenho 56 anos,agradeço;

    ResponderExcluir
  3. Nunca mais recebi notícias dele... Espero que esteja bem.

    ResponderExcluir
  4. Quer isto me dizer que nao se ganha dinheiro facil muito menos em pouco tempo... Cueitado do Zimuli que nos serviu de cubai..........

    ResponderExcluir