quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dicas para comer bem e barato

Morar do outro lado do mundo exige um investimento considerável. Normalmente quem quer se virar durante alguns meses no exterior não esquece disso e tenta evitar maiores gastos, principalmente enquanto não tem um emprego. Um possível agravante é o custo de vida do destino escolhido. Comparando com o Brasil, na Austrália a grana acaba mais rapidamente se não houver alguns tipos de cuidados e se não se abrir mão de certas comodidades. Para quem quer economizar, não é aconselhável comer fora de casa, ao menos que se escolha frequentar fast foods como o McDonald's e Hungry Jacks (o Burguer King no Brasil), que oferecem lanches reforçados mas não tão saudáveis por $6,50. Dificilmente os restaurantes cobram menos de $10 por um prato (sem contar a bebida).


O que resta é cozinhar e isso exige fazer um rancho mais completo no supermercado. Como o custo de vida é mais caro por aqui, os bolsos dos estudantes tendem a esvaziar quando se enche o carrinho. E é aí que vai a grande dica: as home brands (marcas da casa). Home brands são os produtos com a marca do próprio supermercado, como existe no Brasil também. A diferença é que na Austrália os preços das home brands são muito mais em conta. Desde a nossa primeira semana em Sydney, compramos no Coles, um dos principais supermercados, que está espalhado por todos os cantos da cidade. Foi aí que descobrimos a grande saída para as nossas despesas, os produtos Coles. Tudo que é tipo de produto tem a opção da home brand do Coles, desde esponjas até achocolatados. O melhor de tudo é que a qualidade não diminui, sequer no refrigerante de Cola, cujo gosto não perde muito para o da Coca-cola. Atualmente o dólar australiano tem custado R$1,85, mas quem for realmente viver fora do Brasil não pode pensar em reais, o ideal é se adaptar ao custo de vida do país tendo em vista a remuneração média do local. Nas compras dessa quinta-feira, resolvi comparar os preços de alguns dos produtos que compramos com a home brand Coles com o valor das demais marcas:

Produto                                   Coles                                     Outras marcas
Espaguete                               59c (500g)                             $2,25 (500g)
'Miojo'                                      $1,09 (5 pacotes de 85g)       $1,79 (5 pacotes de 74g)
Molho de tomate                     $1,99 (700g)                           $2,75 (700g)
Pão de sanduíche (forma)      $1,79                                      $3,99
Papel higiênico                        $3,99 (12 rolos)                     $6,38 (12 rolos)
Suco de laranja                       $2,79 (3 litros)                        $3,99 (2,4 litros)
Refrigerante de cola               75c (1,25 litros)                      $2,69 (1,5 litros de Coca Cola)
Achocolatado                          $1,79 (250 g)                          $3,25 (200 g)
Corn Flakes                            $1,99 (520 g)                          $2,77 (500g de Kellogg's)
Biscoito                                   $2,09 (500g)                           $3,99 (500g)
Leite                                        $3,09 (3 litros)                        $5,16 (2 litros)
Margarina                                $1,98 (1 kg)                            $4,50 (1kg)
Coles: Why pay more for everyday basics?
Verduras e frutas são caras aqui na Austrália, até agora estamos indo devagar com elas, mesmo que estejamos dispostos a manter uma alimentação decente. No entanto, após ver os preços, decidi que só irei comprar esse tipo de comida com mais frequência quando tiver garantido um emprego. Outra coisa cara é bebida alcoólica, aqui na Austrália esse tipo de produto, assim como o cigarro, enfrenta grandes obstáculos do governo e é alvo de intensa fiscalização. É tão grande a luta do governo australiano contra o alcoolismo, que pode ser considerada equivalente ao combate da dengue ou da aids no Brasil. Vou anotando, essa considerada epidemia do álcool pode ser um futuro tema para o blog.

Obs: fiquei devendo o nome do lugar e da bebida que tomei essa semana. Quem quiser experimentar o mesmo que eu deve ir ao New Orleans Cafe e pedir um baileys with mocha. O menu, a programação de eventos e a localização estão no site: http://neworleanscafe.com.au.

4 comentários:

  1. Muito bom o blog, to acompanhando todos os dias, ta muito show, o Dani escreve muito bem (diferente de min. XD ), estou louco pelo próximo post!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que tu nunca foi no supermercado no Brasil. Vai um dia num tal de Nacional (que inclusive tem duas linhas de marca própria) e dá uma conferida nos preços, aqui também vale a pena. Mas por esses lados tu não precisa valorizar o dinheirinho do papai né?

    ResponderExcluir
  3. Sei que tem, mas se não fosse diferente eu não comentaria, até pq não chega nem perto da diferença de custo e da qualidade dos produtos. Não entendi pq "valorizar o dinheirinho do papai"... Quando faço compras tenho que valorizar o Meu dinheiro, que por menos expressivo que seja, é o utilizado...

    ResponderExcluir