terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sydney a 42°C e o filtro solar


Sol intenso, calor extremo e suor em abundância. Isso é pouco para definir a nossa terça-feira em Sydney. Os meteorologistas já alertavam: essa semana seria a mais quente dos últimos 150 anos na região! As previsões ainda indicavam a terça-feira como o dia mais quente da semana, com expectativa de 36°C. Não foi bem assim, os termômetros marcaram, na verdade, 42,5°C.

Qualquer um optaria por ir à praia para se refrescar. Menos eu. Enquanto meus amigos iam a Bondi após o curso, eu trocava a bermuda e os chinelos por calça jeans, tenis, meias e uma camiseta polo. Eu iria à city para agilizar algumas coisas e aproveitaria para procurar emprego. Escolha estúpida.

Saí de casa às 3h30 (eu ainda não sabia dos números que os termômetros marcavam). Depois de dobrar a primeira esquina, comecei a pingar. Tirei a camiseta. Não havia vento. Qualquer sombra no caminho era preciosa, quando não havia árvores eu me refugiava nas largas sobras dos fios elétricos. Até que entrei no trem com ar condicionado e descobri o paraíso.

Passei na agência de viagem e distribuí alguns currículos, sem sucesso. Voltei para casa segurando a camiseta molhada na mão. Quando cheguei, sequer tinha disposição para ir tomar um banho frio. Fiquei na sala, jogado em frente à janela conversando com o casal espanhol que divide a casa conosco.

O calor deu lugar à alegria por uns instantes quando Nick voltou do teste em um restaurante italiano. Ele anunciou a conquista da vaga de kitchen hand. Semana que vem, ele começará a trabalhar definitivamente. Que bela notícia! Amanhã será a minha vez. Recebi uma ligação no final da tarde confirmando um teste na mesma função do Nick em uma pizzaria italiana. Kitchen hand, para quem não sabe, é aquele cara que auxilia na cozinha, que corta, descasca, lava e cuida da organização.

Um pouco mais tarde, os outros guris voltaram da praia com nossa vizinha em um estado deplorável. Ela fora à Bondi sem levar protetor solar. A guria achava que, por ter a pele naturalmente mais escura e por ir à praia no meio da tarde, não teria problemas com o sol. É aí que eu mando a dica de hoje: use filtro solar. O sol não perdoa aqui na Austrália. Foi em um dia nublado, quando usei menos protetor, que fique mais bronzeado aqui em Sydney. Se não tivesse usado nada, provavelmente me daria muito mal.

Não é difícil sentir inveja do bronzeado dos australianos. No entanto, não vale a pena diminuir a proteção para tentar chegar ao belo tom de pele dos nativos. Aqui é um dos lugares onde a camada de ozônio oferece menos resistência à radiação ultravioleta em todo o planeta. Não é à toa que a Austrália é o país com as maiores taxas de câncer de pele e de casos fatais da doença, que provoca 1.850 mortes por ano (mais do que as causadas por acidentes de carro). Por isso, o câncer de pele se tornou caso de calamidade pública no país. Não quero assustar, apenas alertar para a importância da prevenção.

Ah, para terem uma ideia do calor que tem feito aqui, agora é 1h20 da madrugada e a temperatura é de 31,2°C! Estou suando, mesmo assim não acreditei até confirmar em três sites. Vou tentar dormir em instantes sem ar condicionado nem ventilador e acompanhado pelos mosquitos.

Claro, o assunto de amanhã no blog já está definido: a história do meu teste para kitchen hand na pizzaria. Espero que tudo corra bem. Independentemente do resultado, será uma experiência válida. Não deixem de ler.

3 comentários:

  1. Aqui em poa, não chega a tanto o calor, acho que não passou dos 40ºC ainda, mas se continuar assim logo logo passa...

    E quanto ao emprego conquistado pelo Nick, manda um beijo e parabéns pra ele! Já pra ti mando uma boa sorte e que tu conquiste a vaga, pois merece, depois de deixar de ir a praia pra ir a procura de um, essa vaga tem que ser tua! hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Aí alemão, mandou bem, estou orgulhosa de ti,
    boa sorte dani, estamos torcendo por vocês.
    beijos, arine.

    ResponderExcluir
  3. Então boa sorte na sua entrevista, se tiver que ser SERÁ.

    E não esqueça da dica do pedro Bial: "Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: usem o filtro solar!"

    see you!

    ResponderExcluir