sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os casais pela visão do garçom

Quem gosta de ser acordado com uma ligação do chefe? Eu. Pelo menos hoje eu gostei.

Às duas horas da tarde, acordei com o celular tocando. Farkas pediu que eu chegasse ao trabalho às sete da noite. Não podia ser melhor, ele me chamou depois do primeiro dia e eu ainda teria mais umas três horas para dormir.

O serviço foi o mesmo de ontem. A novidade foi ficar até o restaurante fechar. Ajudei a colocar tudo no lugar e organizei mesas e cadeiras antes de ser liberado por volta das 23h.

Com a função um pouco mais dominada, concentrei a atenção em alguns detalhes, observei os colegas e tirei mais os olhos do que estivesse carregando para ter maior contato visual com os clientes. Foi aí que eu comecei a notar algumas características de cada um, principalmente dos casais.

É curioso analisar os casais
e a situação dos relacionamentos a partir do que o garçom vê. A atitude dos namorados dentro do restaurante fala muito sobre o momento do namoro. Tem aqueles que estão visivelmente no início da relação, alguns no primeiro encontro. Ainda adolescentes, colam as rostos dividindo o cardápio para fazer a escolha, titubeiam esperando o outro decidir primeiro e acabam pedindo o mesmo prato. Os que estão juntos a mais tempo escolhem o que realmente querem. O homem já se sente à vontade para ir direto ao prato principal e pedir uma "costela sem fim" e uma cerveja. Enquanto isso, a garota demora para decidir se vai tomar o coquetel de morango ou o de frutas vermelhas para acompanhar a meia porção de fritas. Tem também os casais de idosos, que se dividem em simpáticos e ranzinzas. A definição varia de acordo com a felicidade adquirida ao longo da relação. Não é difícil distinguí-los. Os simpáticos sorriem, brincam e agradecem como se o garçom fosse um amigo íntimo. Os ranzinzas já não se suportam mais e, como consequência, não suportam sequer o garçom que recém conheceram, nem mesmo olham para ele para agradecer com indiferença. Claro que também tem os casais gays. Estes são invariavelmente educados e simpáticos. No entanto, o garçom tem de dosar a atenção para não ser mal interpretado e evitar algum tipo de cantada.

- O moço, o meu namorado pediu Costela da Casa com arroz, mas veio com FRITAS. Posso saber o que aconteceu? - reclamou a bela e antipática mulher
- Deixa assim, Sam. Fritas está bom também - respondeu o namorado
- Não mesmo! Se você pediu com arroz, então deve comer com arroz - Sam retrucou com uma indignação exagerada.

Após me envolver com essa situação, comecei a ver as diferenças entre as partes do casal. O homem, constrangido com a atitude da sua acompanhante, ficou calado e preferiu não aumentar o mau-humor da namorada. Concluí que não iriam muito longe. Em pouco mais de um minuto, o cara havia demonstrado uma série de características, assim como ela. Imaginei que dificilmente ele aguentaria muito tempo uma mulher com aquele tipo de comportamento. Deve ter se apaixonado pela beleza de Sam, correu atrás da moça e se prendeu. Quando conheceu ela de verdade já era tarde demais.

Outros casais demonstram já ter passado dessa fase em que ainda suportam as diferenças . São aqueles namorados que entram no restaurante de cara fechada e não tem assunto para conversar durante a noite. Nesses casos, o único alvo da atenção do rapaz é a garçonete colombiana, que circula pelos corredores enquanto sua garota se distrai. Enquanto voltam do passeio burocrático, o rapaz passa pelas casas noturnas vendo os caras se divertindo com os amigos e cheio de saudade da época de solteiro. Chegam em casa sem terem sorrido durante a noite.

Estou escalado para trabalhar no jantar deste sábado. Certamente a minha diversão no restaurante será maior do que a de muitos casais. 

____________________________________________________________________________
Domingo tem festa brasileira, The Magic Brazilian Carnival 2011, no Home Sydney, em Darling Harbour. Pode ser uma boa dica pra quem está por aqui.

8 comentários:

  1. Tia Schirlei disse...
    Ufa! até que emfim tudo certo, eu estava aqui torcendo, sofrendo e rezando.
    Meu garoto lindo valente e competente é assim que se faz.
    Lembre-se sempre: fé, atitude, planejamento,ação, determinação e perseverança, são as palavras mágicas para uma viagem feliz...

    ResponderExcluir
  2. E o $$$. Ta ganhando quanto por hora ? E as tips ?

    ResponderExcluir
  3. Senti o drama (e tlz o passado) nesse texto...

    ResponderExcluir
  4. Pra quem não é garçom ainda, eles pagam 14,5 dólares por hora. Nos finais de semana pagam mais. As tips não vem direto pra mim, eles recolhem tudo e depois dividem entre todos proporcionalmente ao numero de horas que cada um trabalhou. Ainda não to oficialmente empregado, esses primeiros dias eles pagam mas ainda estou em teste.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Daniel!
    Fiquei muito feliz pelas tuas conquistas. Apesar de nunca ter duvidado, pela maneira que tu escreve. Tu tens garra.
    Tenho dois filhos que estão indo para Sydney dia 23 deste mes.
    Boa sorte, vou estar torcendo por ti, apesar de não te conhecer.

    ResponderExcluir
  6. Parabéeens Daniel! E muito sucesso em tudo que você vá fazer ainda por aí! Te mandei um e-mail e espero que me responda, sou a Bruna! Obrigada e se cuide!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, mal comecou e ja ta tendo analises desse naipe? Imagina daqiu a um mes??? Ohhh, Freude!!!!! ahahahhahaha
    bjo

    ResponderExcluir