terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O tão esperado teste no restaurante

- Aqui está seu teste. Não tenha pressa e me chame quando terminar - para a minha surpresa, o gerente descia as escadas mostrando uns papéis na mão.

Eu estava de calça social, meias e sapatos pretos, de acordo com o que o possível futuro chefe dissera que eu devia usar para trabalhar. No entanto, aquele teste seria escrito. Fiquei preocupado. Como ele iria abordar todo aquele conteudo que me passara? O material tinha os detalhes de mais de 50 pratos diferentes entre entradas, saladas, sopas, carnes vermelhas, frangos, frutos do mar, hambúrgueres, sanduíches e sobremesa, sem contar o cardápio infantil! Eu poderia me dar muito mal! Aliás, será que eu teria chances de ser testado na prática se eu não passasse naquela prova?

35 questões e a primeira já era para desanimar: "Quais cartões o nosso restaurante aceita?" Não havia nada no material que falasse a respeito de pagamento ou de cartão, que merda! Resposta em branco! Azar, eu não podia deixar o ânimo diminuir, tinha de seguir adiante. Em seguida, havia algumas perguntas sobre como atender clientes e como reagir em determinadas situações. Nessas mandei bem, ao menos pude imaginar as soluções. Com isso, acertei uma sequência de quatro questões (acertaria apenas mais 8 até o final do teste).  O problema começou, de fato, quando eu me deparei com os detalhes. "Indique os molhos que acompanham cada um dos seguintes pratos: Baked Potatos, Grilled Prawns, Carolina Honeys, Apetizer Sampler e Crispy Chiken Tenderloins." "O que vem na French Soup?" "Quais saladas tem croutons?"

Antes mesmo da complexidade de cada pergunta, havia o problema do vocabulário. Ninguém estuda esse tipo de palavra no curso de inglês. Eu havia traduzido o que eu não sabia do material, mas nem tudo estava no dicionário. Grilled Praws é camarão grelhado (nos EUA, camarão é shrimp), Tenderloins seria uma parte nobre da carne, como filé mignon. E o tal do croutons?? Tive de recorrer ao Wikipedia: (do francês croûte, "crosta") é um pequeno pedaço de pão, frito ou assado com óleo ou manteiga, utilizado para acompanhar sopas ou saladas. Já os nomes dos 15 molhos eram pura memorização, pois são como apelidos, muitos não faziam sentido algum (Monterey Jack Cheese, bleu cheese, marinara, cocktail sauce, sweet smoky molasses sauce...).

Eu esperava o gerente acabar de corrigir o teste. De longe, eu observava os movimentos da caneta e tentava entender se ele marcava erro ou acerto. Quando ele se aproximou, eu vi o resultado. Um fracasso, claro! Erros, erros, erros e erros...

- Não está 100% - o gerente falava como se houvesse alguma chance de eu decorar tudo e gabaritar após apenas três dias de estudo e sem contato algum com aquela comida toda que era estranha para mim.

Mantive a tranquilidade, não poderia ser tão ruim assim. Afinal, eu duvidava que qualquer um dos caras que trabalham lá tenha ido muito melhor. Eu expliquei que tive alguns problemas com o vocabulário e que algumas coisas não estavam no material. O problema é que a maior parte do que errei estava lá. Estava claro que o gerente não ficou satisfeito. Mas não me abalei, conversei com ele e ouvi as correções e instruções com atenção, demonstrando o maior interesse. Ele me explicou que eu deveria seguir estudando, pois aquilo era importante, e falou que sabe que é normal ter dificuldade no primeiro momento e sem ter prática alguma. Eu fui convidado a retornar na quinta-feira às 17h para, finalmente, fazer o teste prático de verdade. Com o convite, abri o sorrisão e me despedi empolgado. Ele se despediu sem retribuir o sorriso. Aquilo deixou claro que eu não havia motivo para ficar contente e que eu deveria recuperar a minha imagem.

Peguei o trem lembrando do meu péssimo desempenho. Apesar de saber que era muito difícil para qualquer novato como eu, o gerente não ficara com uma boa impressão. Mas eu mantinha o pensamento positivo. Eu teria a chance de reverter a situação na quinta-feira. Em dois dias, eu mostraria para ele que, mesmo sem experiência, eu trabalharia com vontade e conseguiria aprender. Eu precisava provar que poderia útil para o restaurante.

Para tentar melhorar meu ânimo, liguei o MP3. Quando Chico Buarque cantou que "amanhã vai ser outro dia", o celular tocou.

- Olá, Daniel. Sou eu, do Tony Roma's. Como você está? - o gerente me perguntava 15 minutos depois de eu sair do restaurante. "Quanto tempo, chefão!! Já está com saudades?" tive vontade de responder isso, mas talvez não fosse o melhor a dizer.
- Estou bem, obrigado. E você? - respondi curioso por saber o motivo da ligação.
- Também. Daniel, um dos kitchen hands não poderá vir amanhã de tarde. Será que tem como você quebrar o galho me ajudando na cozinha? Na quinta você vem com calça e sapato para o teste, mas amanhã vem com uma roupa mais simples, pra poder sujar. Ok? - convidou o gerente

Chico Buarque estava certo sobre a quarta-feira. Era aquela a oportunidade que eu teria para conquistar o cara antes mesmo do teste. Amanhã vou mostrar a vontade que ele tanto fala que preciso ter e vou conhecer o máximo que puder do restaurante para ficar mais preparado para o dia do teste.


_______________________________________________________________________________
Com esse rolo todo de emprego, não vou conseguir falar tão cedo dos gambás que adotamos aqui em casa, nem sobre a despedida da Andrea, sobre o novo curso ou sobre a outra bela eslovaca que conheci, uma nova colega de aula. São muitos assuntos engatilhados, mas aos poucos vou falando sobre eles.

3 comentários:

  1. Dica pra vc. Pra melhorar o vocabulário assista http://www.masterchef.com.au/ Vá na parte de full video e assista os episódios. Esse programa foi assistido por quase 5 milhões de pessoas na final, além de ser excelente te dará um bom vocabulário!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani!
    É a prima do Nick, a Andressa.
    Bá, tá muito show esse teu blog. Confesso que entro todo dia pra ver se tem uma nova aventura de vocês.
    Estou escrevendo mais para te elogiar, pois desenvolve muito bem a escrita, além de se expressar brilhantemente. Assim, só vais longe.
    Ah, e também para desejar boa sorte neste novo teste e mandar um beijão para todos voês. Diz pro Nick que eu tô morrendo de saudades dele. Mas que quero que ele divirta-se muito! Assim como vocês também!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Pq tu nao grava no mp3 o cardapio e vai ouvindo? Fica a dica... e nem é sortudo haha

    ResponderExcluir