quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O frio, a holandesa, o suco e o sapato

O calor já havia diminuído umas semanas atrás. No entanto, eu ainda não havia tirado o moletom da mala. Nessa quarta-feira foi a primeira vez.

Os termômetros de Sydney chegavam a marcar temperaturas inferiores a 20°C. Ontem, porém, uma chuva fina chegou para diminuir de vez a sensação térmica.

Assim começou a nossa quarta, primeiro dia da semana em que eu trabalharia. Lembrei do que a chefe havia falado: nos dias mais frios, não temos tantos clientes. Teoricamente, o trabalho seria tranquilo, ideal para aprender. Não foi.

Vi logo de cara uma fila de pelo menos oito pessoas. Quando fui para trás do balcão, troquei o foco. Conheci uma colega, A colega. Holandesa. Nascida em Amsterdã! Meu interesse não podia ser maior. Nos poucos momentos em que ficávamos lado a lado e podíamos trocar algumas palavras, eu aproveitava para bater um papo, saber quando ela havia chegado à cidade, onde morava, se estava estudando... Não demorei para descobrir que ela está em fase de teste como eu. Somos três na disputa por duas vagas. Contudo, não fui capaz de considerá-la minha concorrente. Às vezes eu inclusive auxiliava a garota em algumas funções. Não por interesses pessoais, sempre fui muito solidário mesmo. Ainda por cima, há a possibilidade de nós dois sermos os selecionados. São 33,3333...% de chance. Torço por isso. Torço muito.

A holandesa parece ser mais velha, nada que prejudique sua beleza. Não lembro do nome, talvez fosse Monique, Van Jane ou Van Hanny. Só sei que me distraí enquanto ela se apresentava. Os cabelos loiros e os olhos verdes tiravam a minha atenção da conversa.

Infelizmente não tive a sorte de acabar o serviço no mesmo momento que a colega. No final do expediente, todos tem direito a um smoothie tamanho original (600ml). Durante a tarde eu fiz mais de 60 bebidas entre sucos e smoothies. Impossível não errar algumas. Sorte minha ter uma chefe paciente e compreensiva. O problema é que, entre brincadeiras e sorrisos, ela mostrou um lado diferente. Enquanto eu imaginava se o suco com que eu me refrescaria seria acompanhado por chocolate, sorvete ou iogurte, ela já havia decidido por mim. Teria de tomar um daqueles que eu havia errado. Não sei se foi sorte ou azar ela ter percebido quando errei.

- Não quero ver desperdício, Daniel. Isso é para você se lembrar que nunca se deve misturar mel com beterraba - falou com um sorriso maroto ao final do expediente me entregando um suco de laranja, morango, beterraba e mel. Nunca fui exigente para comidas e bebidas exóticas, mas desta vez não estava bom. Ao menos era saudável, tomei tudo.

Não sentei uma única vez em cinco horas. Estou com bolhas nos pés. Apenas quando cheguei em casa descobri o motivo, a parte interior do sapato descolou criando um relevo que deixa o meu pé mais apertado do que devia. 

Comprei sapato, calça e meias sociais quando cheguei na Austrália, pois fiz as malas no Brasil pensando que não seriam itens necessários. 

Se eu fosse dar uma dica hoje poderia ser: Talvez você precise ter roupas sociais para trabalhar. Elas também podem ajudar na busca de emprego. Você, homem, pode encontrá-las em uma loja muito barata em frente à estação Town Hall. Lá, comprei minha calça por $29 e meu sapato por $19.

Depois da experiência de hoje eu recomendaria: não esqueça de trazer roupa social na mala.

Ao menos trouxe moletons e casacos.

4 comentários:

  1. grande daniel...vou levar meu sapato de verniz ahahahaha....

    ResponderExcluir
  2. Ei Daniel, então quer dizer que Beterraba e Mel não formam uma combinação perfeita? Rsrs! Tudo bem, mas como vc disse é bem saudável, portanto tá valendo! kkk! Bjss

    ResponderExcluir
  3. A tia Shirlei disse...
    É Dani, sair da zona de conforto e ir em busca dos sonhos exige sacrifícios...
    Não tenhas medo de aprender. O conhecimento é leve e é um tesouro que se carrega facilmente...
    Falo com muito orgulho do teu blog p/as pessoas.
    Sucesso para todos... beijo.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu blog mlkin . . . .parabenss

    ResponderExcluir