sábado, 19 de fevereiro de 2011

A acomodação em Sydney e as louças dos espanhóis

Passou dos limites. A louça extrapolou as fronteiras da pia. Passaram alguns dias desde que o espanhol quebrou o braço. Se ele não pode lavar, que a namorada lave! Ela está inegavelmente saudável (até demais) e tem os membros necessários para a função (e os outros também) muito bem conservados. Se lavassem uma panela, dois pratos e alguns talheres por dia não morreriam e não deixariam ninguém na mão. Nos deixaram na mão. Ontem fomos obrigados a lavar a montanha de louça deles pois não havia uma colher ou uma panela limpa para serem usadas. Tomamos uma atitude.

O nosso caso se inclui em uma das questões mais frequentes que tenho recebido de futuros viajantes. A da acomodação. A grande dúvida é a escolha entre ficar em uma Home Stay ou em uma Share House. Na primeira, uma família local recebe os estudantes e providencia cama, comida e roupa lavada durante o tempo de permanência. Nas Shares, ou casas de estudantes, a divisão da acomodação se dá entre viajantes.

O custo da moradia em Share costuma ser a grande vantagem em comparação com a Home Stay. Outros consideram ainda melhor a possibilidade de fazer novos amigos de tudo quanto é país. A sensação de estar mais livre sem dar satisfação a ninguém e a exigência por maior responsabilidade com a questão da limpeza e da alimentação também contam a favor para quem escolhe morar com desconhecidos.

Quem prefere mais conforto e não se importa em gastar mais opta por morar com uma família. Algumas delas recebem vários viajantes ao mesmo tempo, o que também proporciona a formação de novas amizades. Além de não precisar se preocupar com os gastos da alimentação, quem mora com uma família tem a oportunidade de treinar o idioma com australianos e já adquire uma noção maior da cultura do país.

Normalmente depois de um mês a pessoa pode trocar de acomodação. Às vezes o prazo é de apenas duas semanas. Achar uma nova casa é fácil. As agências costumam auxiliar os estudantes dando-lhes algumas opções. No entanto, as maneiras mais comuns de arranjar um novo local para morar é através do contato com colegas ou pela internet. Um dos principais sites com oferta de quartos e apartamentos é o www.gumtree.com.au. Esse site também é o mais usado para buscar emprego aqui. É importante lembrar que, nos primeiros dias, o novo morador tem de pagar o Bond, um valor de garantia pela integridade da casa que é reembolsado após a saída, caso não haja estrago algum.

Apesar da falta de cooperaão dos espanhóis na última semana, não nos arrependemos pelo tipo de acomodação que escolhemos. Talvez a nossa atitude não tenha sido a mais adequada ao recebê-los. Recomendo que todos se previnam contra atitudes desleixadas dos colegas de quarto e deixem claro os deveres de cada um para manter uma convivência agradável. Os dois deixarão o apartamento em alguns dias para receberemos outro casal, dessa vez de paulistas. Eles não estão mais se importando em manter o mínimo de organização. Já não adianta reclamar, mas havia algo a fazer. Somos cinco. Se não podemos corrigí-los, nos juntaremos a eles. Vamos ver se conseguem comer sem lavar algo.

A pia com a nossa contribuição

6 comentários:

  1. Daniel parabéns, seu blog está excelente , você tem uma habilidade com a escrita que envolve o leitor de tal maneira que é dificil parar de ler o que você escreve rs.

    Jornalismo...está no caminho certo!

    Boa sorte ai na Aus eu devo ir entre julho e novembro deste ano, antes disto vou ficar por aqui de vez em quando acompanhando as suas aventuras.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Cara...
    Pelo amor de Deus! Você está na Austrália e se preocupa com a louça?! É de fuder!
    Por que não se organizam da seguinte forma:
    1 - Sujou... Lavou...
    2 - Quem cozinha não lava nem seca...
    3 - Quem lava tem que secar...
    4 - Ou... Deixem que a louça seque sozinha...

    Vai arrumar um emprego, conhecer novas culturas... Fazer amizades e deixe de abobrinha!

    ResponderExcluir
  3. Aí é que tá, sempre fizemos isso. Da mesma maneira, não deixamos de arrumar emprego tampouco de conhecer novas culturas ou muito menos de fazer amizades. Talvez tu não tenha sacado exatamente a intenção do texto...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Shirlei disse...
    Oi Dani,a tua colocação no texto está correta, que sirva como um alerta. Todos têm que colaborar
    e interagir, até por respeito e educação. Sugiro que escrevas com letras grandes em inglês e espanhol:
    NO DEJE PARA MAÑANA, LO QUE PUEDES HACER AHORA!
    (deixe num lugar perto da pia) beijo...

    ResponderExcluir
  5. cara sao 5h30 da manha aqui em Lisboa e vou ter me levantar daqui a umas horas.. Mas comecei a ler seu blog e nem dei pelas horas...
    continua postando daniel abraço

    ResponderExcluir
  6. Cara sou teu Fã . vc escreve esse blog muito bem . e a suas historias nossa são muito engraçadas . principalmente a do amigo com Xeiro de Banheiro =) Apesar de nem eu saber da existencia de 2 descargas na australia . continue escrevendo seu blog por que e muito bom .
    Eu pretendo ir para australia . mais precissamente Brisbane so que so poderei ir no começo do ano que vem . mais vou continuar acompanhando seu blog e aprendendo com vc

    Abraço...

    Tiago Miranda

    ResponderExcluir