sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O curso de inglês e a preparação para o IELTS

Com o novo trabalho durante a manhã, passarei a estudar à noite na semana que vem. É bom que a escola possibilite a troca de turno caso surja alguma oportunidade que exija essa flexibilidade. Também é importante saber que, às vezes, os cursos tem diferentes valores de acordo com o turno escolhido, normalmente estudar durante a manhã é mais caro e a diferença pode ser grande.

Pedi na recepção da minha escola, a AIPE, que me passassem para a noite. Logo a alteração estava feita. Eu não estaria feliz com a mudança se não fosse pelo trabalho. Durante a manhã, a escola tem outra vida. Os intervalos são movimentados com gente de tudo que é lugar querendo se comunicar. À noite tem bem menos turmas e estudantes, a maioria já mais cansada por recém ter saído do trabalho. Eu terei de trocar justamente agora que a minha turma está ótima. Como manterei o contato com as colombianas e com as gêmeas turcas, com quem estava me dando tão bem?

Pelo menos à noite continuarei os estudos de preparação para o IELTS. Esse é um curso oferecido pela maioria das escolas daqui. Normalmente as aulas de preparação para o IELTS são a opção para quem sai de seu país com um inglês legal ou para quem já evoluiu por aqui. Para quem ainda não conhece, o IELTS (International English Language Testing System) é um teste promovido pela Universidade de Cambridge em todo o mundo que mede a capacidade dos candidatos se comunicarem na língua inglesa. O certificado de aprovação é exigência para ingressar em empresas que exigem o idioma e em universidades de países que tem o inglês como língua oficial. Outra prova muito procurada é o TOEFL. A diferença entre os dois é o reconhecimento; apesar de ambos terem instituições que os aceitam em todo o globo, o TOEFL é o mais usado nos Estados Unidos, enquanto o IELTS tem maior aceitação nos demais países.

O teste é feito em duas versões: o General English e o Academic English. O primeiro é mais utilizado em processos de seleção para emprego e ensino médio. O outro é um pouco mais difícil, pois exige um vocabulário mais técnico e é voltado para o ingresso em universidades. Ambos são realizados em quatro etapas: leitura, conversação, interpretação oral (listening) e escrita. O exame tem um custo de aproximadamente R$440. Por isso, é bom que o candidato esteja preparado quando decidir se inscrever.

Nessa quinta-feira, fiz um simulado oficial do teste enviado à escola diretamente de Cambridge. Apesar de eu ter decidido me preparar para o exame acadêmico, fui aconselhado a fazer antes uma simulação com o General English. Foram três horas de prova. Conheci a maior dificuldade enfrentada pelos candidatos, o tempo. No listening, são 40 questões para serem respondidas em 30 minutos. Não há uma segunda oportunidade para ouvir o diálogo. Perdeu o que falaram, já era. No teste de leitura, também são 40 questões. Essa prova é dividida em três textos e o tempo disponível é de uma hora. Na escrita, deveríamos produzir dois textos com assuntos específicos, um com o mínimo de 150 palavras e outro com pelo menos 250. Também tivemos uma hora para entregar essa etapa passada a limpo. Somente a prova oral não foi realizada, já que exigiria a presença de um avaliador vindo de Cambridge. Essa avaliação seria feita em uma conversa de 15 minutos.

O principal problema é lidar com o tempo sem perder a concentração. Caso não houvesse essa dificuldade, o teste não seria tão desafiador, já que a complexidade das questões não é muito grande. Deixei algumas questões em branco e chutei algumas respostas. Isso foi inevitável. As provas foram enviadas novamente a Cambridge para serem corrigidas. Em aproximadamente duas semanas saberemos nossas notas e, então, terei uma noção maior da minha condição para realizar o exame daqui a alguns meses. Pena não ter mais as colegas da Turquia e da Colômbia para discutir os resultados.

2 comentários:

  1. Fala Daniel. Muito bom o blog !

    Fale um pouco sobre os seres do sexo oposto aí. Como são ? Ta se dando bem aí ? Fotos seriam bem vindas hehe. Estou acompanhando o blog desde que você postou na comunidade do orkut.

    Boa sorte ! Abraço !

    ResponderExcluir
  2. Ah, esse é um ótimo assunto, tanto que sempre tento dar uma pitadinha delas nos posts. Mas ainda pretendo dedicar um espaço especial pra isso, vou ver se tiro umas fotos legais. Tem um pessoal se dando bem por aqui sim hehe Que legal saber que tem acompanhado.
    Mais sugestões e críticas são sempre bem-vindas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir