quarta-feira, 2 de março de 2011

Problemas?

- Olha, se pudesse eu voltaria hoje para o Brasil.
- Por que, está difícil de encontrar emprego, falta grana?
- Não, moro com meus tios aqui, nem preciso trabalhar. Mas não estou gostando.
- Mas tu tem amigos, pessoas para se divertir?
- Isso eu tinha no Brasil. Isso e muito mais coisa.
- Muito mais o quê?
- Ah, cansa ficar falando inglês a toda hora, não ter meu carro, ajudar em casa. Essas coisas eu não precisava fazer.

Em parte de uma breve conversa de elevador com um colega, conheci o caso de alguém que não quer ficar. Não está se divertindo. Se arrependeu.

Refleti sobre aqueles motivos e imaginei que nem todas pessoas tem o perfil para fazer uma viagem dessas. Pensei um pouco mais e concluí que, na verdade, talvez nem todos estejam prontos para isso. A perda do conforto é uma consequência inevitável. Passar por dificuldades também. Dependendo das condições e dos objetivos, até se pode vir e passar todo o tempo com mordomias, gastando dinheiro, curtindo todo o tempo com praias e festas. No entanto, se essa não é a intenção, a pessoa tem que estar pronta para uma experiência não tão fácil, o que não significa pior, muito pelo contrário.

O problema do colega talvez seja a falta de vontade de passar por desafios. Experiências! Essa é a palavra que resume. O bom é vir para buscar experiência. Cada roupa que esquecemos durante dias no varal por não termos nossos pais para recolher, cada currículo entregue na rua, cada pessoa completamente estranha que divide um quarto com você, cada macarrão preparado, cada ônibus errado em que se entra, cada atraso, cada despedida de amigas europeias, cada problema com o dono da acomodação ou com o diretor da escola, cada não em entrevistas de emprego ou em cantadas nas russas... Tudo é experiência. Muitos nunca lidaram sozinhos com coisa alguma dessas. Resolver isso em um lugar com outra língua e com outras culturas aumenta ainda mais esse desafio. Temos de experimentar! Só assim ficamos prontos para a próxima russa, pois elas gostam é de elogios, mais do que qualquer outra poderia gostar.

Tentei me fixar em alguns empregos, uns eu troquei por opção própria e outros escolheram meus concorrentes. Pois nesse domingo soube que perdi a vaga no Boost Juice. Havia gente falando para eu não ficar triste, querendo me apoiar. Legal, mas eu sabia que não seria um problemão. Não tinha motivo para eu me preocupar, eu já sabia como procurar emprego. Ter tranquilidade é saber lidar melhor com as situações e isso só vem depois que se experimenta.

Procurei, conversei, caminhei, ouvi música, joguei truco e cozinhei para meus amigos. Encontrei duas oportunidades. Dois dias depois, dois testes marcados.

Para terça-feira, tinha um teste de kitchen hand em uma churrascaria brasileira. Seria apenas às cinco da tarde. Até lá, teria três horas livres.

Fui até o restaurante para conferir o endereço e voltei a um parque que fica próximo de lá, o Hyde Park. Era lá onde eu esperaria. De calça e sapatos sociais, tirei o livro da mochila e a camiseta do corpo. Aquela sim seria a minha "pré-ocupação". Me acomodei no banco. Gosto de parques, são os melhores refúgios para grandes cidades. O Hyde é cercado por edifícios, mas não é difícil se esquecer disso quando a gente se vê em meio a centenas de árvores e mergulhado em uma boa leitura. Aproveitar o Hyde ou outros parques é um hábito muito bem explorado pelos australianos. Quem sabe passando no teste eu não me tornaria um grande adepto desse costume.

Hyde Park e a belíssima e enorme catedral St Mary's

Não posso deixar de citar a perseguição que presenciei antes de me levantar. Um pássaro em voo rasante tentava alcançar algum animal que correu até entrar no meio de um arbusto. Aproximei-me para ver que bicho era. Olhei por entre as folhas e vi um coelho me encarando e mexendo o focinho. Depois daquilo, quase me convenci de que não estava mais no centro de Sydney.

No teste foi tudo bem, o clima e os colegas são legais, tem uma boa carga horária e oferece refeições para os funcionários. Ainda haveria mais um teste nesta quarta, mais uma churrascaria, por coincidência. Da mesma maneira, tudo correu bem. Gostei de ambas, mas optei pela primeira, que me aceitara logo de cara sem necessidade de um segundo dia de avaliação. Enfim, um emprego fixo. Problemas resolvidos. Basta tentar, manter a calma e enfrentar cada caso para procurar a melhor maneira de solucionar as situações.

Dois dias atrás, queimou a lâmpada do banheiro. Tem gente que reclama toda hora disso e se recusa a usar esse banheiro durante a noite. Meus banhos noturnos ficaram melhores. Aprendi a curtir tomar banho no escuro, foi uma experiência no mínimo agradável. Por que não seria bom? Não precisa viajar pra isso nem esperar a lâmpada queimar para ter uma pequena nova experiência. Aposto que o colega brasileiro não tentaria.

8 comentários:

  1. Ei Dani, sem dúvidas o melhor post até hoje! Parabéns pela nova conquista!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. DEU ATÉ UM SUSTO QDO COMEÇEI A LER.. MAS VC NUNCA FALOU DO SEU TIO , ENTÃO NÃO SERIA VC!!
    PARABÉNS PELO TRABALHO NOVO E O BANHO NO DARKBATH...INTERESSANTE! FALTA ALGUMAS FOTOS, A DO BANCO ESTA ÓTIMA.
    SUCESSO AE
    RR

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, que dia "pegado este eh".
    Tem um poema do Fernando Pessoa que talvez traduza um pouco este teu momento, espero que tu gostes.
    Chama-se Girassol e esta contido na obra o Guardador de Rebanhos.
    Um abraço.

    "O meu olhar é nítido como um girassol.
    Tenho o costume de andar pelas estradas
    Olhando para a direita e para a esquerda,
    E de vez em quando olhando para trás...
    E o que vejo a cada momento
    É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
    E eu sei dar por isso muito bem...
    Sei ter o pasmo essencial
    Que tem uma criança se, ao nascer,
    Reparasse que nascera deveras...
    Sinto-me nascido a cada momento
    Para a eterna novidade do Mundo...
    Creio no mundo como num malmequer,
    Porque o vejo. Mas não penso nele
    Porque pensar é não compreender...

    O Mundo não se fez para pensarmos nele
    (Pensar é estar doente dos olhos)
    Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

    Eu não tenho filosofia; tenho sentidos...
    Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
    Mas porque a amo, e amo-a por isso
    Porque quem ama nunca sabe o que ama
    Nem sabe por que ama, nem o que é amar...

    Amar é a eterna inocência,
    E a única inocência não pensar..."

    ResponderExcluir
  4. Hello Daniel,
    Pois é colega, tem gente que prefere pequenos confortos e mordomias (leia-se vagabundagem) em vez de curtir o que uma viagem dessas pode proporcionar. Sei lá, vai ver a criatura já curtiu o que poderia curtir aí, mas preciso dizer que não me parece um ser muito maduro - pelo menos os valores são meio fracos, não?
    Ah, parabéns pelo emprego novo. E aproveita essas experiências aí, já que tu sabe valorizá-las.
    Beijo, have a nice trip.

    ResponderExcluir
  5. Daniel, teu blog é ótimo. Vi lá na comunidade e não consigo mais parar de ler, venho todos os dias aqui pra ver se tem post novo e até já está na barra dos meus favoritos. haha
    Eu não sei ao certo quando vou ainda, mas se tu estiveres ai ainda combinamos de dar uma volta para que possa me mostrar os pontos turísticos e não tão turísticos mais belos e legais.

    Ah e uma curiosidade, que livro tu estás lendo? Tentei identificar na foto, mas não consegui muito bem hehehe

    Parabéns pelo blog! =)

    ResponderExcluir
  6. Daniel, cada vez te superando mais no teu blog...
    Realmente, esta experiencia que vcs estão vivendo, mudanças significativas pessoais e interpessoais de conhecimentos, sentimentos, atitudes, valores, motivação, comportamento. Com certeza, não é prá qualquer bunda mole...
    Estes cinco querreiros e valentões que estão aí juntos, estão profundamente comprometidos com o crescimento pessoal e com o sucesso . É nas dificuldades que podemos mostrar o nosso talento.
    Parabéns pelo novo trabalho e pelo blog. Se cuidem!!! Um beijo da tia Schirlei

    ResponderExcluir
  7. Que bom que voces gostaram!
    Para quem perguntou, o livro eh O Caso Morel, do Rubem fonseca.
    Janice, realmente me identifiquei demais com esse poema, gostei muito!
    Nao sei se da para julgarmos esse cara por nao estar curtindo. Talvez ele apenas nao estivesse pronto para vir...
    Um abraco a todos!

    ResponderExcluir
  8. Nossa parabens !!! penso exatamente igual a voce..Como ja diziam: " Ninguem disse que seria facil, mas prometeram que valeria a pena" e mais ou menos assim que acho que devemos enxergar as coisas..Realmente uma viagem dessas nao e pra qualquer um .. devemos aproveitar todos os momentos ate mesmo os maus momentos e faze-los deles desafios a serem enfrentados ...

    ResponderExcluir