sexta-feira, 18 de março de 2011

De mudança

A gente pensa muito quando está longe de casa. Ao menos eu penso demais por aqui. Em um desses dias em que não parava de refletir, troquei uma ideia com o Nick antes de dormir. Cada um na sua cama deitado, por volta de duas da manhã. Eu sabia que ele ainda não dormia. Talvez estivesse fazendo qustionamentos como eu.

- Às vezes tu não achas que a vida parece muito instável por aqui? Sei que a gente veio para simular o início de uma vida que é de verdade, não estou reclamando (até gosto disso), mas é estranho estar morando em um lugar com gente diferente, sem saber se vai trocar de casa nas próximas semanas. A gente trabalha em um local pensando que pode trocar de emprego em alguns dias caso apareça outra oportunidade em uma área em que tu nunca te imaginaste trabalhando. E o curso, são cinco meses de aula, mas e depois? Temos de decidir entre estender o visto e voltar. É tudo temporário - falei.

Esse foi o início da conversa que duraria até as quatro da manhã. Um dos principais tópicos foi a respeito dos objetivos da vinda para cá. Queremos aprender inglês, ganhar dinheiro e uma série de coisas, mas, sobretudo, viemos para viver experiências. Entre a diversão e o aprendizado do inglês, o que seria a prioridade? Não podemos escolher apenas um, mas morar com os amigos, por exemplo, é optar pela diversão e deixar o inglês mais de lado do que deveríamos. Assim tem sido. Se eu trabalhasse em um local onde não se fala português, eu ainda teria o idioma mais presente.

- Acho que seria bom eu me mudar. Não viemos para cá para conviver com brasileiros no curso, no trabalho e em casa. Sendo que vejo vocês todos na aula quase diariamente. Também é importante conhecer gente de outros lugares - falei.
- É, por mais que a gente viva ouvindo inglês e frequente o curso, poderíamos aproveitar mais a língua. O ideal seria morarmos próximos uns dos outros ou ter vários gringos em casa. Não precisamos necessariamente estar todos juntos - Nick comentou.

No dia seguinte eu falava sobre o mesmo assunto com Hakan, um colega turco.

- Se você quer mudar em outro bairro e sem brasileiros, você devia ver o meu apartamento. Tem um francês saindo em duas semanas - contou Hakan.

Depois daquela mesma aula, fui com ele até o apartamento. Fica na Pitt Street, uma das principais ruas de Sydney, próxima do meu trabalho, no núcleo da cidade. Se ainda não achei nada na praia, não haveria outro local mais interessante para morar. Primeiro, Hakan me apresentou o mais interessante, as piscinas e a academia. Ele realmente queria preencher logo a vaga e daquele jeito estava conseguindo me vender a ideia. Subimos até o trigésimo andar do prédio que parecia perfeito para mim. O apartamento é bom e moderno, mas bagunçado. São nove estudantes morando lá, três franceses, um turco e um colombiano. Entre as gurias, são duas francesas, uma alemã e uma japonesa. Lamentei a notícia de que elas vão embora, mas novas garotas devem chegar para preencher as vagas do quarto feminino.

Avaliei as diferenças e conclui que valia a pena. Moraria longe dos meus amigos, mas nao deixaria de vê-los. Dividiria um apartamento com muita gente, mas não me importo tanto com organização e seria uma boa oportunidade para fazer amigos. Pagaria vinte dólares a mais, mas pouparia tempo em deslocamento e teria algumas regalias. Claro que também havia a vantagem de praticar o inglês.

Dia 28 estarei me mudando. Isso significa muito, quase tudo vai mudar na minha rotina. Estou ansioso para conhecer aqueles que vão morar comigo. Em Porto Alegre, nunca tive a experiência de me mudar (nem desejei ter). Em menos de três meses, já morei em mais lugares do que em 20 anos. É a vida imprevisível que temos aqui. Gosto disso.

12 comentários:

  1. AS MUDANÇAS SÃO SEMPRE ÓTIMAS...EVOLUÇÃO!!!
    BOA SORTE NO NOVO ENDEREÇO!

    RR

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse texto (?) logo abaixo, combina um pouco contigo... E mesmo não te conhecendo, posso dizer que acho esse teu jeito de ser maravilhoso, quero ser que nem tu quando eu crescer! hehehe xP

    "Eu gosto do impossível, tenho medo do provável, dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade, mas nem sempre tenho motivo.
    Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele.
    Sou inconstante e talvez imprevisível.
    Não gosto de rotina. Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso, e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras.
    Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo.
    São poucas as pessoas pra quem eu me explico..."

    Do grande Bob Marley

    ResponderExcluir
  3. Cara tu ta certo mesmo, temos que manter o foco e o objetivo, eu quero achar um ap tipo este seu, e de preferencia com quarto feminino tbm kkk
    ei, quanto vc vai pagar? dai a academia é de graça? me explica mais sobre onde é e como funciona ai, me interessei...
    abraço
    bom fds


    logo em Bondi...
    Helton Santana

    ResponderExcluir
  4. eu prefiro morar com brasileiros....gringo sao diferentes e porcos. . . .. brazuca se entende...

    ResponderExcluir
  5. 21/05 eu saio da homestay, se souber de alguma vaga, dá um toque ;)

    bjo, Angelina

    ResponderExcluir
  6. Helder, a semana nessa acomodação custa 150 dólares. Aqui estou pagando 130. A academia é de graça sim. Não tem instrutor nem nada, mas tem os aparelhos pra quem quiser se exercitar. Fica na Pitt Street, perto da Central Station. Soube de outros lugares como esse, que fica num predio legal com essas vantagens de academia e piscina e fazem preços acessíveis botando mais de duas pessoas em cada quarto.

    Sobre gringos porcos eu já ouvi falarem que nao tiveram boas experiências, mas outros gostaram bastante, então depende.. No meu caso, o objetivo era praticar inglês.

    Angelina, qualquer coisa que surgir de vaga aviso sim.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  7. eh depende...cada um cada um..... so vivendo a experiencia para saber. Boa sorte !

    ResponderExcluir
  8. Olá Daniel...
    enfim cheguei em Sidney!
    Estou acompanhando seu blog a algum tempo, e as dicas estão me ajudando.
    Como pode tanta coisa acontecer nas primeiras 24 horas que estamos aqui, digamos que estou um pouco "assustada" com tudo ainda, mas entrando no ritmo desta cidade multicultural. Não está fácil estar sozinha do outro lado do mundo, com uma lingua que eu não tenho domínio. Mas teno certeza que a experiência será impagável.. Eu do Estudo na Pitt St e ando de trem todos os dias, aqui se vê de tudo! Estou em casa de família, é um conforto temporário, já estou procurando uma casa e lógico emprego. Mas só estou aqui a 4 dias...muita coisa pra acontecer ainda...

    O blog está ótimo, parabéns! Abraços Érika

    ResponderExcluir
  9. Oi Daniel, parabéns pelo blog. Me desculpe a intromissão, mas caso vc não se incomode em responder: Você vai dividir o quarto com quantas pessoas lá? Apenas curiosidade, já que vc falou que o preço é $150. bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Clara! Não é intromissão alguma, a questão da grana é uma das mais importantes apesar de não ser minha prioridade. Seriam 9 pessoas ao todo. Como fecharam um dos quartos com apenas tres, serão 8 ao todo. No meu quarto serei eu e mais tres.

    Qualquer outra questão pode mandar!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. O único problema é na hoRa de dormir...aquele entra e sai e se alguém ronca ....já era ....DE RESTO TUDO OK

    ResponderExcluir
  12. Thanks for sharing these info with us! this is a great site. I really like it. Awesome job! Nonton Drama Korea

    ResponderExcluir