sábado, 12 de março de 2011

A felicidade do lado bom da vida

Considero-me um cara sortudo. Percebo que as coisas acontecem quando tem que acontecer. Se algo dá errado, tenho confiança de que tudo se resolve em seguida. Claro que para isso normalmente tenho de me mexer. Se duas semanas atrás recebi a notícia de que a vaga que tentava não seria minha, hoje estou com um emprego que me satisfaz. Claro que o emprego não é a única coisa que interessa, mas era a única coisa que me faltava naquele momento.

Talvez a sorte dependa apenas do ponto de vista. Quem interpretar a minha rotina de outra maneira, pode pensar que não tenho como estar satisfeito. As coisas erradas, afinal, podem ser enxergadas acima das certas. Isso é o que faz muita gente se sentir infeliz sem motivos reais. Basta ver o mundo de maneira pessimista para desanimar, deixar de correr atrás do que quer e se sentir um infeliz. O otimismo me parece, portanto, o que possibilita a conquista da felicidade em todos os sentidos. Soa como texto de auto-ajuda, mas nada é tão rotineiro quanto questionamentos a respeito disso. Também parece que trato como se fosse algo fácil. Para mim, realmente não parece difícil, mas sei que pode não ser tão fácil assim. Pensei sobre isso na volta do trabalho, quando conversava com um colega.

- Estou folgando na quarta e na quinta. No outros dias eu trabalho - contei.
- Nossa! Que merda! Eu tenho namorada e já parece ser péssimo. Imagina se eu estivesse solteiro como você! Eu estararia entediado sem poder sair no final de semana - comentou o colega.
- Ah, estou na boa. Gosto do trabalho. Não seria por uma festa que tudo seria melhor. Tem várias maneiras de aproveitar - respondi.

Eu voltava tranquilo da churrascaria. Gosto de lá, das pessoas, da função e da comida. O deslocamento poderia ser uma chatice, mas aproveito o tempo para me distrair com música ou leitura quando não estou acompanhado por algum colega. Uma ou outra festa perdida não pioraria tudo.

A sorte esteve do meu lado quando esse trabalho apareceu. Na mesma semana em que comecei por lá, três funcionários voltaram para o Brasil. A chefe pediu que eu saísse da cozinha e trabalhasse como passador, servindo as carnes no espeto. Percebendo a vaga que sobrara na churrasqueira, me propus a aprender a função de assador. Afirmei que não tinha experiência, mas que se ela desse uma chance eu poderia ficar alguns dias aprendendo para ver se daria certo. Ela topou. Ser o assador de uma churrascaria é inegavelmente uma responsabilidade, ainda mais nos finais de semana, por isso o salário é melhor do que nas outras funções. Ainda estou aprendendo, mas tudo está correndo bem. Possivelmente logo poderei estar comandando a churrasqueira de sexta a domingo (segunda e terça sou passador).

Além da boa oportunidade, não tenho mais despesas com alimentação. Ao final de cada expediente, os funcionários podem se servir e levar comida para casa. Feijão, arroz e churrasco de qualidade voltaram a fazer parte do meu cardápio diário. Chego a levar o suficiente para três refeições. Não sei como funciona no Brasil, mas isso é muito normal por aqui e é a grande vantagem de trabalhar em restaurantes.

Outra coisa que rola muito na Austrália são as tips (gorjetas). É impressionante como os clientes contribuem com gorjetas. Em alguns restaurantes, os próprios garçons ficam com elas. Em outros, elas são divididas entre todos os funcionários, é o caso de onde trabalho. Hoje, a divisão das tips resultou em $25 extras para cada um. Está certo que esse sábado foi um dia atípico, mas normalmente recebemos mais de $10, um acréscimo interessante para quem não tem grandes gastos.

Como se já não bastasse a Cláudia, nossa colega de quarto que já trabalhava na churrascaria, o nosso amigo Leonel fez teste como passador e também está trabalhando conosco. Hoje era o Nick quem estava em teste lá como kitchen hand. Tudo correu bem e ele foi aceito. A partir dessa semana ele ira conciliar o tempo nos dois restaurantes em que trabalha. Trabalhando com amigos, que serviço fica ruim?

Voltando todos juntos de trem, conversávamos sobre tudo e nos divertíamos. Quando chegamos em casa, não havia ninguém. Reparamos na falta dos nossos amigos e lembramos que tinham uma festa para ir. No entanto, nem me importei. Não havia razão para reclamar, tive um bom sábado. Um sábado de trabalho, é verdade, mas com diversão, amigos, uma boa janta e a grana na carteira, afinal tive hoje o primeiro pagamento da churrascaria. Apesar de tudo isso, tem gente que reclamaria da vida, como aquele meu colega. Estava feliz. Tudo depende de ver o lado bom da vida.

8 comentários:

  1. eu trabalho em restaurante aqui no Brasil, minha família tem um restaurante, e eu espero mto em breve conseguir emprego em restaurante ou churrascaria por aí também :D

    bjo, Angelina

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Daniel. Parabens. Cntinuo acompanhando o blog quase todos os dias.

    Boa sorte !!

    ResponderExcluir
  3. vc vai chegar longe mlk....
    parabenss e sucesso man...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns e sucesso. Adoro seu blog, em breve também estarei ai....

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Isso ai Daniel, assador de carne eh bacana.. jah da ate pra fazer churrasco pros amigos!!
    cara, como vc ta fazendo com aquele limite de horas que a gente pode trabalhar com visto de estudante?
    eu queria trabalhar ao menos umas 10hr por dia... nao quero ficar sem o que fazer.. pq tem mais 4 hr de curso, ainda sobram 10 hr por dia...
    continue postando pra gente...
    abraço

    Helton Santana

    ResponderExcluir
  6. Dani querido, teu blog está bombando, as fotos são realmente lindas e curiosas. A tia Shirlei se arriscou e fez um poema prá ti, uma receita para estares sempre feliz e de bem com a vida...
    "Sorria para todos, telefone para seus amigos, diga "gosto muito de você! Volte a ser criança, apague de vez a palavra "mágoa", leia um livro, peça ajuda, cumpra uma promessa, cante no chuveiro, lembre o aniversário dos seus amigos, seja disponível para escutar, deixe seu pensamento viajar, retiribua um favor, quebre uma rotina, converse com DEUS, faça e aceite um elogio, ajude alguém, deixe que alguém cuide de você, faça alguma coisa que sempre desejou, olhe com atenção uma flor e os animais´, só por hoje evite dizer "não posso", veja fotos antigas, feche os olhos e imagine as ondas do mar, compre um presente prá você mesmo, torça pelo seu time, demonstre que está feliz...
    Viva intensamente cada minuto da sua vida!!!
    Beijo... beijo...

    ResponderExcluir
  7. Falae Daniel! Descobri seu blog hoje e tô achando bem interessante! Sou do Rio e tô indo em Julho pra Sydney pra fazer uma pós de 2 anos na UTS. Acho inspiradora a maneira que vc trata os problemas daí. Já morei em Dublin 1 ano e tentava fazer o mesmo: apesar das dificuldades, ver sempre o lado bom das coisas, e evitar ficar comparando com minha vida no Brasil. Quem não quer mudança nem desafio deve ficar onde está mesmo, nem adianta tentar a vida fora, pq não vai conseguir! A não ser que mude a maneira de pensar.
    Vou continuar acompanhando o blog!
    Abraço,
    Luiz

    ResponderExcluir