quinta-feira, 17 de março de 2011

O verde irlandês e as verduras chinesas

Day off para mim e Nick no trabalho. Resolvemos conhecer a Chinatown, famosa pelos preços baixos, já havíamos adiado demais esse passeio. Saímos no início da tarde.

Sabíamos que Chinatown ficava perto da Central Station, mas descemos em Town Hall e fomos caminhando. Estranhamos a quantidade de pessoas vestindo roupas verdes pelo caminho. Os pubs estranhamente estavam todos cheios, coloridos de verde e com bandeiras da Irlanda penduradas por todo lado. Tive de matar a curiosidade. Encontrei três garotas irlandesas vestidas a carater. Não haveria ninguém melhor para perguntar.

- Hoje é dia de São Patrício, o padroeiro da nossa Irlanda. A gente se encontra em pubs para comemorar bebendo - explicou a encantadora ruivinha de olhos azuis.

A Irlanda é responsável por grande parte dos imigrantes na Austrália. Por isso a movimentação era tão intensa e esverdeada na cidade para comemorar esse dia. Também deu para entender a maneira como a data é celebrada, os irlandeses tem muita fama de beberem demais. Aliás, a maior parte dos pubs é de origem irlandesa.
Pub irlandês
Irlandesas e eu
Continuamos o nosso caminho à Chinatown. Haviam nos avisado que era fácil de chegar. Seguimos as indicações. Descemos a George Street em direção à central station e dobramos à direita na Hay Street. Quando percebemos, parecíamos estar em Xangai.

 
 
Circulamos por algumas ruas e vimos todo tipo de loja chinesa, mas queríamos achar o tal mercado. Aqui em Sydney, frutas e verduras são muito caras. Se há alguma maneira de manter uma alimentação completa e saudável sem gastar muito dinheiro, é comprando naquela feira da qual ouvimos falar.

- Market City! Pode ser ali! - falei ao Nick, apontando para um grande prédio.

Descemos alguns degraus e entramos no Market City. Era um camelódromo, como os do Brasil. Ainda não havíamos visto algo assim por aqui. Era imenso. Ziguezagueamos pelas dezenas de corredores entre roupas, chapéus, brinquedos, malas... Todos produtos eram chineses e baratos, muito baratos! Uma mala como essas que usamos para trazer nossas coisas estava sendo vendida por 25 dólares. Brincamos por uns minutos com um grande helicóptero com controle remoto que voa a 35 metros de distância e que estava a venda por 40 dólares.

 

No entanto, ainda não havia sinal de fruta ou verdura alguma. Pedimos informações. Falaram para irmos até o final do camelódromo e dobrarmos à direita.

Caminhávamos por mais alguns corredores e o cheiro de verduras aumentava. Entramos em outra área. Um outro ambiente se formava, era a feira, finalmente. 'Um dólar, um dólar' gritavam os vendedores para atrair clientes. Ficamos muito entusiasmados com os preços. Sabíamos que deveríamos comer salada e frutas com mais frequência. Apenas agora, porém, poderíamos nos alimentar sem pensarmos no volume de nossas carteiras.

Percorremos os corredores dando uma olhada no que era oferecido. Encontramos os mesmos produtos dos supermercados por menos da metade do preço. Tudo era muito barato. Havia ainda as promoções das promoções, verdadeiras liquidações. Os vendedores colocam algumas cestinhas sobre as mesas com porções de tomates, laranjas, maçãs, peras, melões, cenouras ou qualquer outra coisa pelo preço de um dólar. Quase tudo o que levei estava nessas promoções. Comprei oito maçãs grandes, um pacote com mixed salad (salada com vários tipos de verdura misturados, que custa uns quatro dólares no supermercado) suficiente para umas três refeições e três cachos grandes de uva verde. Cada um desses itens me custou um dólar. Ainda comprei limões amarelos, doze por dois reais. No total, gastei 5 dólares e saí de lá com quatro sacolas. Quase compramos uma melancia por $1,20, mas seria complicado voltar carregando tudo.

As cestinhas por $1

O rancho do Nick foi ainda maior. Mesmo assim, ainda tínhamos de passar em um supermercado para completar as compras. Fomos ao Woolworths, concorrente do Coles. Aproveitei para comparar os preços das frutas e verduras. Lembrei da cestinha de maçãs, das melancias e dos melões inteiros por um dólar e tive que registrar a diferença...

Potinhos com pedaços de melão e melancia
Não  sei quanto era a amora na feira, mas fiquei impressionado com o preço no supermercado, pricipalmente com o que cobram pelo quilo.

6 comentários:

  1. Muito legal o post, com certeza se eu for para Sydney vou passar nesta feira, quando eu ia para São Paulo adorava as galerias ching ling rsrs.

    Pq será que a diferença no valor é tão grande?

    ResponderExcluir
  2. Queridos Nick e Dani, amei ter lido mais esta aventura de voces dois. Muito legal esta descoberta. Dica muito boa prá quem está se preparando p/viajar p/Austrália. Beijo grande.
    Shirlei...

    ResponderExcluir
  3. Dai brother...
    eu como sempre aqui...
    estou pra escolher minha escola, acho que sera a SELC, em bondi...
    cara eu estava preocupado quando vc falou o preço das paradas, eu faço academia aki, e nao posso abusar de carboidrato, pq tenho uma genetica que nao ajuda nisso rs...
    falando em academia, vcs viram alguma por ai? e os preços? eu quero fazer tbm wake board ai, será que tem algum lugar pra aprender? e dá pra conciliar com trabalho e estudo?
    faz 2 semanas e já li todos seus posts... estao me ajudando em muitas duvidas...
    continue sempre...
    abraço

    Helton Santana

    ResponderExcluir
  4. E aê Daniel, não diferente dos outros comentários, seu blog está show de bola! Muitas informações e curiosidades... ,muito bom! Estou chegando por aí em no dia 4 de julho e acredito que vou ficar pertinho da Chinatown. Que coisa boa hein?! Daniel, posso te pedir um tema para um próximo post? ...pensei em: O que levar para Austrália? Tenho uma grande dúvida relacionado a esse assunto como eletrônico, vestuário(clima)... se você tiver algo a falar sobre esse assunto seria uma boa.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos comentários!
    Sobre o assunto para o post posso fazer sim, mas já tem uma fila de assuntos na frente. Talvez eu guarde para quando eu realmente sentir o inverno que tem aqui (uns dizem que é frio e outros que não), daí digo o que precisa de roupa.

    Sobre trabalho e estudo, dá para conciliar sim, sem problemas. Vai ter dia em que não vai sobrer muito tempo, mas tu vai ter dias de folga pra curtir. Tem um amigo meu que está fazendo academia. Tem uma, a Fitness First, que praticamente monopoliza o mercado aqui, é super moderna e tem em todos os bairros. Ele faz lá e paga uns 19 dólares por semana. Depende do esquema que tu faz e das opções que tu escolhe entre dias e horarios pra malhar.

    Já o wake board ficarei te devendo, pois não sei nada a respeito mesmo hehhe

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniel!!! Jóia jóia teu blog!!!!
    Todos os dias dou uma olhadinha...já tinham me falado que na Chinatown tem uns preços muito bons de verduras e frutas!!!
    Siga postando essas dicas legais pra gente!!!
    Semana que vem eu e minha amiga estamos aí...quem sabe nos topamos por aí!
    Abraços

    ResponderExcluir