quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Viagem pela costa - parte 5 - A natureza de Fraser Island

Uma balsa faria o transporte entre Hervey Bay e Fraser Island, aproximadamente trinta minutos sobre o mar com outros desses viajantes que percorrem a costa leste australiana. Uma mochila para os três seria suficiente para passar dois dias explorando a ilha.

O plano era conhecer florestas densas, rios, grandes dunas de areia, lagos, animais selvagens e mais de cem quilômetros de praia em dois dias intensos. Um ônibus feito especialmente para circular em condições desafiadoras levaría-nos aos extremos de Fraser Island.

Após percorrer trilhas em meio à floresta, desembarcamos em uma clareira. A partir de lá, a trilha seria feita a pé. Vinte minutos de caminhada entre moscas insistentes e teias de aranha. De repente, saímos da floresta e nos vimos cercados por muita, muita areia. Imensas dunas tomavam conta do visual desértico. Ansiosos para chegar ao destino, fomos antes do resto do grupo seguindo o caminho que os guias haviam indicado. Nada mais parecia existir por lá, senão areia. Era o que pensávamos até chegar ao topo de uma das dunas mais altas. Aos poucos, uma vasta vegetação aparecia diante de nós. E, como que miragem, o verde de um grande lago surgia convidando para o mergulho. Sob o sol escaldante do meio-dia, descemos correndo e largando as coisas no caminho. Ainda pensaríamos naquele banho como a melhor lembrança da ilha. Foi um momento de puro contato com a natureza.

A ilha é preservada desde os primeiros contatos com a civilização, no início do século passado. Antes, tinha a presença dos aborígenes, que dividiam espaço com os dingos, caninos selvagens típicos da Austrália, e outros animais também presentes no local. De algumas décadas pra cá, a exploração da ilha passou a ser voltada para o turismo, mas sempre com cuidado para alterar o mínimo possível da natureza original. Durante o passeio, os bem-humorados guias explicam de que maneira a ilha foi estruturada para receber os visitantes. As áreas para construção de hotéis é limitada, já não se pode mais construir em Fraser. Além disso, multas são                                                                                          cobradas de quem alterar o ambiente.
 
Conseguiram montar uma programação completa para os turistas. Os ônibus enfrentam areia, água e floresta, levam a lugares extremos e a paraísos inimagináveis. Pode-se subir em morros, mergulhar em lagos, conhecer animais raros de perto e percorrer rios de água potável desde sua nascente. Também é possível sobrevoar a ilha e conhecer a história de um navio encalhado há aproximadamente cem anos na praia. Não é sempre que se consegue unir comodidade, diversão, aventura, tranquilidade e informação. O trabalho que fazem em Fraser Island é tão admirável quanto a beleza da ilha.

Airlie Beach será nossa próxima parada, o lugar de onde não queríamos sair.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário