sábado, 7 de abril de 2012

O último post

Depois de postar os textos que havia guardado da última viagem pela Austrália, considero minha missão cumprida. É hora de concluir a atividade que ocupou boas horas do último ano. Contar histórias e tentar ajudar quem pretendia (ou ainda pretende) ter uma experiência como essa tem sido incrivelmente gratificante.

Através deste blog, conheci virtual e pessoalmente gente que viveu e vai viver histórias como as minhas. Alguns leitores marcaram minha vida em Sydney. Construí grandes amizades, me diverti e espero ter divertido vocês.

Seguirei abrindo meu e-mail na expectativa de receber notícias de quem está planejando viajar e de quem venho acompanhando desde o momento em que a viagem era apenas uma grande vontade.

O Diário da Austrália segue no ar, mesmo sem atualizações, para manter essa história viva para mim e para novos leitores. Da mesma maneira, continuo aberto a receber mensagens de quem se interessar pelo tema.

Agradeço muito àqueles que acompanharam os episódios e fizeram do blog algo ainda mais prazeroso! Uma boa viagem a todos!

11 comentários:

  1. Oi Daniel,

    estou querendo fazer intercâmbio para Austrália, Sydney, mas eu li que a Austrália não está mais tão segura. Está maior o índice de assaltos, uso de drogas, assassinatos, etc

    Gostaria de sabe se você achou um país seguro?

    Sou mulher, então minha preocupação é um pouco maior

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sinceramente não ouvi falar sobre esse aumento de criminalidade... Mesmo que haja, a Austrália está em segundo lugar no IDH mundial, seria uma comprovação do nível da qualidade de vida. Tudo que vivi lá me passou a sensação de segurança muito grande. Pessoas com iPhones e iPads nos metrôs, nas ruas, parques.. Pareciam não se preocupar com qualquer possibilidade de falta de segurança. Eu diria que a segurança lá está várias décadas à frente da nossa aqui no Brasil e que esse fator seria um dos que me levariam a voltar para lá um dia. Espero que seja esclarecedor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel!

    Obrigada pelo esclarecimento! Realmente fiquei um pouco preocupada porque li alguns casos de assedio a mulheres, não que seja comum, mas que é algo que vem acontecendo, mesmo esporadicamente! A realidade é, não existe lugar totalmente seguro, eu sei rs Realmente pra quem mora na zona norte de São Paulo, como eu, é beeeem tranquilo morar num país de primeiro mundo!!rs Um amigo do sul me disse uma vez que os paulistanos que são neuróticos rs
    Obrigada

    Dani

    ResponderExcluir
  4. Oi daniel

    Queria saber se é fácil arrumar um emprego na Austrália - Sydney, pretendo fazer intercâmbio para Sydney, quanto tempo mais ou menos de inglês tem que ter e fale uma escola boa de inglês.

    Abçss !!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Fabrício, posso dizer que é fácil sim. Mesmo para quem não tem inglês muito bom, há vagas. Nesses casos, varia o tipo de emprego e pode variar também o pagamento. Mas não é regra. Tudo depende do teu empenho em ir atrás de oportunidades e às vezes de sorte. Tem gente com inglês ainda fraco que consegue bons empregos enquanto o pessoal com inglês avançado recebe menos ou demora mais. Mas quem procura consegue sim.

    Se tiver novas dúvidas, pode mandar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Outra coisa que normalmente eu digo pra quem faz essa pergunta... A Austrália é um país muito grande, com muito turista, mas uma população muito pequena. Então os australianos precisam de gente de fora para trabalhar e estão acostumados com isso. É inevitável que muitos não tenham a língua fluente. Por isso, não seria impeditivo, mas pode ser uma vantagem pra quem aprimora. Por isso, todo empenho é válido!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigado Daniel pelas dicas . So mais uma coisa qual lugar é melhor para morar tipo em homestay ..

      Abçs !

      Excluir
  8. Oi Daniel. Acabei de ler seu blog sobre sua viagem a Australia; comecei a ler seu blog ontem e acabei hoje.
    Para quem quer morar lá, tem chance de conseguir o visto permanente de residencia se começar estudando em uma escola de ingles? Eu vou me formar em Arquitetura daqui a 2 anos e ainda não estou certo se com esse diploma seria fácil conseguir visto permanente na Australia.

    Penso em estudar também em outra área, então pergunto: se a nivel de estudo eu for para a Australia e começar "do zero", como algum TAFE ou curso de ingles, teria boas chance para conseguir visto permanente? Meu ingles é fluente mas não tirei IELTS ainda.

    Minha pergunta é se tenho boas chances de conseguir visto permanente caso eu não queira continuar a carreira de arquiteto. O que voce acha?

    Obrigado pela atenção, abraços.
    Tadeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tadeu! Bom saber que se interessou pelo blog!

      Quanto ao visto permanente, confesso que não tenho muuuito conhecimento.
      Sei que o governo australiano tem uma lista de profissões que tem maior facilidade para obter visto devido à falta de profissionais nessas áreas.
      Pelo que eu sei, normalmente o visto permanente é mais relacionado à questão profissional ou em caso de estrangeiros se casarem com autralianos.
      Tem gente que consegue visto por meio de empresas que pedem ao governo um prazo maior para o estrangeiro permanecer no país (sem precisar ser estudante). Nesses casos, porém, não é um visto permanente até onde sei. Lembro de gente que trabalhava em empresas que conseguiram garantir mais três anos no país por que o chefe pediu uma nova modalidade de visto ao governo.

      Acho que um curso de inglês não seria um diferencial para o governo na hora de você tentar um visto permanente, eles exigem uma ligação mais forte. Mas ter a comprovação da fluência com um IELTS é sempre importante (só que precisa mais).

      Não é muito fácil conseguir permanência, por isso muita gente tenta renovar o visto de estudante várias vezes até surgir uma oportunidade. Mas a dica que dou é procurar agências de intercâmbio , fazer essas perguntas e ver o que eles têm pra te dizer. Com certeza, nesse tipo de questão eles podem te dar um auxílio melhor.

      Abraço!

      Excluir
  9. Olá, amigo Daniel!


    Sei que a Austrália, por ser o 2º maior IDH do planeta, oferece todos esses três pré-requisitos tranquilamente. Minha dúvida é qual local tem essas características em maior intensidade, ou seja, qual o melhor local para morar, com todas essas características em níveis mais altos.

    Sei que BRISBANE e GOLD COAST são cidades lindas, de clima igual e bem desenvolvidas. Mas qual delas tem mais estrutura? Qual delas tem os melhores hospitais? Qual delas oferece mais emprego?

    E quanto às cidades de SYDNEY, MELBORNE e PETH?

    Se você fosse avaliar essas 5 cidades dando nota de 1 a 6 para cada um dos 3 pré-requisitos abaixo, qual seria o resultado final, segundo sua votação?


    1 => HOSPITAL DE PONTA (nota de 1 a 6): a cidade tem de ter ao menos um hospital de alto nível (se tiver mais de um, melhor ainda), com toda estrutura necessária para os mais diversos tipos de atendimento, tais como exames, cirurgias, etc.

    2 => OFERTA DE EMPREGO (nota de 1 a 6): a cidade tem de ter uma boa oferta de emprego, uma certa efervescência no mercado de trabalho, pois preciso trabalhar e sendo brasileiro as portas serão sempre mais fechadas do que para um nativo. Por isso, quanto mais possibilidades, maior as chances.

    3 => ESTRUTURA (nota de 1 a 6): a cidade tem de ser bem estruturada, com transporte de qualidade e que funcione bem, com segurança, clima bom (quente e úmido, o máximo possível) e super limpa, com locais bonitos e bem cuidados (ruas, jardins, praças, prédios, pubs, clubes, ruas...).


    Muitíssimo obrigado pela super ajuda, amigo Daniel!

    Abraço!

    Att.: Rafael

    ResponderExcluir