quinta-feira, 21 de julho de 2011

A volta às aulas

Optar por ter aulas aos sábados e domingos não foi fácil, ainda mais quando a melhor opção de curso não era o que mais me agradava, business. Também não será uma tarefa simples chegar pontualmente às 7h30. Contudo, com o primeiro final de semana de aula, estou percebendo que fiz a escolha certa.

Por sorte, fui colocado em uma turma interessante, com colegas da América do Sul, Ásia, Europa, Oceania e, especialmente, dos Estados Unidos. Se me propuz a estudar em condições propícias para o tédio, tive de encontrar saídas para isso. A primeira delas foi descoberta logo nos primeiros minutos, a loira norte-americana de beleza e sotaque cinematográficos. Descobri logo de cara que ela tem um namorado brasileiro, nada que me impeça de reservar uns minutos de tédio para imaginar ela dando suas aulas de ioga. Sim, ela é professora de ioga (o que explica a forma física impecável).

A verdade é que a melhor arma para o combate do tédio é a observação. Cada local ou indivíduo tem suas peculiaridades. Basta buscar as características mais incomuns das pessoas e prestar atenção nas situações que vivemos para ver a graça da vida. Muito mais do que um filme de comédia, a vida é engraçada. As pessoas que estão ao nosso redor podem ser tão curiosas quanto os personagens de um longa-metragem e as cenas também se repetem como nos maiores clichês do cinema. Basta observar...

Em qualquer sala de aula do mundo, independentemente de cultura, as turmas são iguais. Há aqueles que sempre chegam com duas horas de atraso e sentam no fundo da classe pensando não terem sido notados pelo professor. Totalmente desinteressados no assunto da aula, baixam suas cabeças, tapam os olhos com uma mão e seguram a caneta com a outra, fingindo escrever enquanto dormem. Também há aqueles que fazem questão de sentar na primeira fileira e de participar da aula a todo momento (normalmente com intervenções desnecessárias), desagrandando ao professor tanto quanto os alunos do fundo. 

Tudo isso que eu via no Brasil tenho notado também por aqui. Mas o que mais tem me entretido nesses primeiros dias de aula são os personagens da turma. Entre essas figuras, está o Jack Chan tailandês, o cara da gargalhada muda, a japonesa que sonha ser a garçonete mais bem-sucedida de Sydney, o coreano que come duas espigas de milho cruas no intervalo, o holandês que ambiciona lucrar 1 milhão de dólares em 2011 com a empresa que ainda não abriu e o lutador de judô húngaro com 145 quilos visivelmente interessado no patinador espanhol quarentão que assiste Harry Potter durante a aula. Não se trata de deboche, apenas de observar os detalhes para buscar um ângulo diferente e mais interessante do que poderia ser apenas um momento entediante e sem atividade alguma na sala de aula.

Os momentos sérios das aulas também tem rendido. Discutindo a respeito de planejamento no ambiente de trabalho, o professor (chefe de cozinha durante 30 anos) questionou-me sobre o que faço. Expliquei minhas funções e ele comentou que já havia trabalhado em um restaurante com o mesmo tipo de serviço. Foi aí que abriu ainda mais meus olhos sobre o aprendizado que posso ter com esse emprego. Eu já valorizava muito essa experiência que venho tendo, mas percebi que a capacidade de trabalhar em equipe e a responsabilidade exigida dentro de um restaurante, por exemplo, podem ser extremamente valiosas em funções bastante distintas no futuro.

Trabalhar como churrasqueiro e estudar business são, definitivamente, atividades de que nunca imaginei participar, que não tem ligação direta com a carreira que imagino seguir e que podem não adicionar muito ao meu currículo, mas experiências e conhecimentos em campos diferentes podem render muito mais. Hoje percebo que uma única aula de business pode ampliar minha noção a respeito de áreas desconhecidas, mudar a visão que tenho daquilo em que já estou envolvido e ainda render momentos divertidos.

Fim de intervalo e hora de voltar para a sala. É a vez de o patinador quarentão e de o comedor de milho cru apresentarem seus trabalhos.

11 comentários:

  1. Não quero te ofender, mas se isso não é deboche (patinador quarentão e comedor de milho cru), então eu não sei o significado dessa palavra.

    ResponderExcluir
  2. HAHAHHAHAHAHAHAH Boa.

    Não ligue p esses comentarios, o blog é seu e pode "debochar" de quem quiser.

    Prefiro ler um texto com toques de ironia do que um texto sério do começo ao fim.

    Cara, vê se posta mais, gosto do seu blog. Sucesso, por aí na Australia

    ResponderExcluir
  3. E aí Daniel, parabéns pelo blog!

    Estou indo para Austrália em agosto e vou ficar 1 mês em casa de família depois pretendo dividir apartamento ou algo assim.Você disse que mora em um condomínio, por acaso existe alguma vaga disponível?Se sim, você poderia colocar o endereço ou deixar alguma dica de como encontrar apartamentos baratos?

    Valeu cara!

    ResponderExcluir
  4. apagou meu comentario daniel? cd a americana? rs

    ResponderExcluir
  5. ué, David.. Não teria motivo para apagar. Bom, a americana está por aí com seu namorado brasileiro. Ela só fala sobre ele, mas é muito gente boa a guria...

    ResponderExcluir
  6. Haha, adorei o post.
    Poxa, é mais que normal dar esses "nomes" para as pessoas ao redor, ainda mais nessa situação em que conhecemos tantas pessoas novas o tempo todo. Depois você pode ir conhecendo mais as pessoas e dai o nome vai se perdendo. Eu mesma quando tava aí na austrália era a "brasileira perdida que andava devagar e comia muffins de almoço". E eu era perdida e fazia essas coisas mesmo, vou reclamar de que? haha.
    Adoro o blog, continue postando ;)

    ResponderExcluir
  7. Cada vez escrevendo melhor, Dani!
    Beijão, saudades, adorei!
    Regina

    ResponderExcluir
  8. Olá Daniel, tudo bem? Quando é que normalmente as aulas começam por lá? tou a pensar ir fazer um mestrado, mas nos sites universitários não dizem exactamente tipo se iniciam em janeiro, fevereiro ou março.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo certo sim. O início das aulas depende do tipo de curso e da escola. Acho que em universidade iniciam em uma época pré-determinada, mas cursos de inglês e business variam de acordo com a escola mesmo. Alguns funcionam por módulo, que permite que os alunos se integrem às turmas a cada início de semana ou então tem algumas datas marcadas para o início dos cursos. O ideal é procurar uma agência que possa te informar de acordo com a escola que tu procura. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Maniiinho!! Como vai? Adoreei o post. Realmente, não dá importância para comentários desnecessários de anônimos... Continuas escrevendo muito bem!! Que bom que estás aproveitando de alguma forma as aulas, fico feliz por ti!! ;D Mas tu consegue descansar o suficiente? Não é muito cansativo? Um beijãão, lindinho!! Te amoo!!

    ResponderExcluir
  11. hahaha Ri demais das tuas observações sobre os colegas!! E eu te falei que tu poderia tirar proveito da aula de business, afinal, um jornalista tem que saber um mínimo pelo menos de um assunto antes de escrever... Assim como acho legal saber um pouco de tudo :)
    Boa sorte aí, pimpão ;) Cuida-te.
    Bjs

    ResponderExcluir