terça-feira, 17 de maio de 2011

Conversas noturnas no novo endereço

Tenho um endereço novo pela terceira vez em quatro meses. Sem grandes motivos, decidi mudar de apartamento e foi hoje que tudo ocorreu.

O desafio seria ter tempo para tudo. Eu deveria juntar todas as minhas coisas e levar para o novo apartamento entre o final da aula e o início do trabalho. Eram três horas e meia quando eu cheguei em casa. Às 16h30 eu deveria estar a caminho do trabalho. Uma hora talvez não fosse o suficiente para fazer tudo, mas acreditei que me apressando tudo correria bem.

Impressionantemente, em 20 minutos tudo estava junto à porta, nem era necessária tamanha rapidez. A dona do apartamento já estava me esperando. Faltavam menos de 40 minutos para ir para o trabalho. Andamos pouco mais de uma quadra até chegar ao novo prédio. Eu não pensava em como seria a minha cama, o meu quarto novo, se teria piscina e academia como na acomodação anterior ou se haveria espaço suficiente, até por que sabia que era do mesmo estilo do outro. O que eu realmente queria era saber quem seriam as pessoas com quem eu moraria. Eu já havia ouvido falar sobre as tais francesas do apê. Seriam três, além de uma brasileira e de três poloneses. Alguns deles estavam prestes a se mudar, seriam as tais possíveis beldades francesas, ou os não tão importantes colegas de quarto poloneses? Isso sim me importava.

Não tive tempo para descobrir antes de ir trabalhar. A dona do apartamento apenas pode mostrar-me o quarto, o banheiro e essas coisas que a mim não importavam muito. Ninguém em casa. Já era hora de sair, à noite talvez conhecesse meus novos colegas de apartamento.

Após dezenas de espetos, picanhas e pães com alho, voltei para casa, a nova. Conheci os poloneses, simpáticos e prestativos, porém um tanto frios. Falei com a brasileira, Mariana, e seu namorado gringo, Daniel. Não precisou muito papo para perceber que são gente boa. As tais francesas, entretanto, ainda não estavam presentes.

Quase à meia-noite, chegava uma delas, Melissa. Naturalmente contamos durante longo tempo nossas histórias recentes. Morava perto da Espanha, estava na Austrália há cinco meses e também era recém chegada a esta acomodação. Apesar de ser filha de brasileira com australiano, não falava português nem conhece o Brasil.

Depois de uns 40 minutos conversando, entre bocejos de jovens trabalhadores cansados, foi dormir. Voltei a atenção para este texto, quando chegou mais uma através da porta.

- Oi, tudo bem? - perguntei, notando o andar trôpego.
Uma nova vista da madrugada de Sydney
- Tudo, apenas um pouco cansada e bêbada - respondeu com sotaque claramente francês - Você é o brasileiro que vai morar conosco? - começava uma nova conversa (essa já não tão interessante e sem tanto nexo).

Logo ela resolveria dormir. Dedos ao teclado. Eles alternavam entre o presente texto e a conversa com amigos do Brasil cheia de saudade, quando abriu-se a porta do quarto das gurias. Melissa ainda não havia dormido e surgia de pijama para jantar em plena madrugada. Cozinhou algo e agora parece estar vindo juntar-se a mim na mesa. Bom, 02h.. Acho que vou conversar mais um pouco e depois ir dormir.

17 comentários:

  1. Realmente, mais uma postagem inútil e mal escrita.

    ResponderExcluir
  2. Fala Daniel tudo bem? Cara te perguntar... é muito complicado alugar casa na Austrália? Ouvi dizer que fazem um monte de exigências.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Uma mudanca nao eh um episodio qualquer na vida de alguem e eh algo que merece ser abordado de acordo com a proposta do blog de mostrar o que se passa na vida de alguem que vive essa experiencia. A maneira que busco abordar o que vivo por aqui tambem nao foge da proposta. Entendo que talvez nao agrade a todos, o que seria impossivel. Pelo retorno que recebi em menos de um dia tenho certeza de que consegui criar um interesse a respeito do tema. Sigo mantendo todos comentarios. Acho que todas participacoes e opinioes sao validas (desde que nao sejam ofensivas).

    Quanto ao segundo comentario, tudo otimo sim. Nao eh dificil alugar um ape, eh muito facil ate. Tem varias maneiras de encontrar a acomodacao ideal e nao ha exigencias. As vezes sequer pedem documentos. Tem um post em que falei com mais detalhes sobre isso. O preco pode variar de 80 ate mais de 200 dolares semanais, dependendo da localizacao e do conforto oferecido.


    Abraco a todos!

    ResponderExcluir
  4. elas sao gatas ou nao? Isso eh muito importante

    ResponderExcluir
  5. hehehe ao menos uma delas é bem bonita sim

    ResponderExcluir
  6. Daniel, mesmo que digas que a tua mudança de endereço não teve grandes motivos, com certeza, não foi por acaso. Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo o que não
    está mais nos fazendo feliz...
    Não importa se a mudança é de endereço, trabalho,
    planos.... é a lei da vida....
    Os sonhos mudam... a vida muda..., mas nunca mude
    os teus princípios e valores.
    Mude e continue igual...
    Parabéns pelo teu blog, rico em conteúdos, muito
    bem escrito. Sou tua fã.
    Beijão da Tia Shirlei.

    ResponderExcluir
  7. Fala Daniel!!! É isso ai continue escrevendo assim está massa, várias abordagens e visões diferentes isso é ótimo...

    Logo estarei ai em Sydney, vamos marcar um treino de Capoeira hein... Aprender sobre nossa Arte/Luta genuinamente BRASILEIRA.

    Abraço

    Ricardo (Javali - Abadá Capoeira /DF)

    ResponderExcluir
  8. Vocês se importam tanto com o visual das gringas ( os que comentam o blog)...penso que podem estar perdendo oportunidade de conhecer muita gente interessante só porque não são fisicamente atrativas.

    ResponderExcluir
  9. eu sou o anônimo do ultimo coment,acho que me expressei errado. na verdade quis dizer que a maioria que comenta aqui so se importa com a beleza das gringas, e se o dono do blog tb pensar assim, pode estar perdendo a oportunidade de conhecer pessoas que realmente valham a pena...

    ResponderExcluir
  10. Fala Daniel, continua postando sim cara, ignore os haters.

    Ta maneiro, mas se tiver como fazer mais postagens seria até melhor... to sempre acompanhando e vi que um post sobre o cinema sumiu.
    Normal?

    abraço e boa sorte na sua adaptaçao com a galera da sua nova moradia..

    ResponderExcluir
  11. Valeu, gente. O post do cinema acabou sendo mal interpretado e preferi retirar para nao acabar me incomodando. Vou tentar postar mais, apesar da falta de tempo... Abraco a todos!

    ResponderExcluir
  12. Sr Anônimo do primeiro post, penso que o sr. deve ser uma "daquelas" pessoas ranzinzas e mal humoradas, com todo o respeito.
    Para um jovem de 20 anos é normal este tipo de comentário, "tomara que seja linda, que seja uma gata"... Sugiro que leias todos os artidos que foram postados para conhecer um pouco mais do brilhantismo do Daniel...
    Um abraço
    Si

    ResponderExcluir
  13. Dani, querido!
    Tua postagem é sempre ótima e dá muitas dicas.
    Quem critica só pode ser de inveja porque não está vivendo esta experiência maravilhosa e garanto que se um dia viver, só vai reclamar e não vai curtir nada! São nas mínimas coisas que aprendemos muito, mas isso é para quem sabe viver.
    Um beijo grande.
    Quem vai para Austrália e está lendo o teu blog tem muitas dicas legais.
    ti adoro!!!!!!!!
    Regina.

    ResponderExcluir
  14. ih gente!! sou o anônimo que falou das oportunidades perdidas por falar com gatas. mas não me entendam mal,só quis falar que tem muitas pessoas interessantes para aprender e dividir experiências sem necessariamente serem belos.
    Não quis ofender,até porque adoro o blog e me vejo lá a cada postagem do daniel!
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  15. Ok! está perdoado...Concordo plenamente contigo,
    até porque as pessoas mais felizes raramente são as mais ricas, mais bonitas ou mais talentosas...
    Ninguém está livre de se expressar mal...
    A docura no falar aumenta o saber...
    Abraço
    Si

    ResponderExcluir
  16. Maninho, querido!

    Eu sei que estava devendo um comentário no teu blog, e aqui estou eu. Bom... não podemos esquecer que sempre haverão invejosos, que irão tentar criticar, de repente, por não ter a capacidade de criar algo tão rico e interessante. Não se pode deixar contaminar por isso. Espero que estejas gostando da tua nova moradia e dos teus colegas de apartamento. Continue assim, que está ótimo.

    Um beijão da tua irmã que te ama tanto,
    Jéssica

    ResponderExcluir
  17. Si, já li alguns posts (não todos, pois seria maçante) e não vi nenhum brilhantismo. Brilhante seria Saramago. Acho que você está utilizando mal os seus adjetivos. Enfim,
    Sr. Anônimo do primeiro post

    ResponderExcluir